terça-feira, 30 abril, 2024
terça-feira, 30 abril, 2024

Designer cria identidade visual comemorativa para o Teatro Amazonas

Em

O designer gráfico especialista em marcas, Tanous O’Azzi, venceu o concurso para criação da identidade visual comemorativa aos 125 anos do Teatro Amazonas, lançado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), por meio da Agência Amazonense de Desenvolvimento (AADC).

Ser filho do Celdo Braga é um peso e uma super responsabilidade. Qual a influência do seu pai na sua carreira profissional?

Ser filho dele nuca foi um peso mas responsabilidade, sim. Meu pai tem um nome de peso no nosso cenário artístico e queria um dia poder dar orgulho pra ele, independente do rumo que minha vida tome. E é aí que a influência dele entra, mas uma influência muito sútil, pois ele sempre nos deu muita liberdade para escolher os caminhos da nossa trajetória, sempre nos apoiou. Ele me mostrou o mundo do design gráfico quando me apresentou ao Designer Marcicley Rego, que veio a ser meu primeiro empregador. Foi meu primeiro emprego, ou melhor, estágio, quando tinha uns 15 ou 16 anos. Ainda estava no colégio quando me encantei por tudo que vi, e ali eu percebi que era aquilo ou algo parecido com aquilo que eu queria pra minha vida profissional. E aqui estamos dando entrevista para o Guto por ter ganho um concurso de um Marco histórico, os 125 anos do nosso lindo Teatro Amazonas. Devo ter dado jus ao nome dele, né? O velho tá todo orgulhoso.

Como fui o início da sua carreira profissional?

Sou designer formado há 12 anos pela faculdade Martha Falcão e por lá mesmo já fui me destacando em matérias voltadas para identidades visuais e embalagens. Foi quando percebi que tinha vocação para essa área do design gráfico. Por ter um certo destaque fui chamado para trabalhar na uma agência de um professor e por lá eu fiquei por 5 anos – aprendendo, aperfeiçoando e me encantando cada vez mais por essa profissão. De lá fui diretor de criação de um órgão do Governo do Estado (Polícia Civil) e em paralelo a isso fui montando o minha própria cartela de clientes, focando em projetos de IV. Também fui convidado a ser Coordenador de Look dos Jogos Olímpicos de 2016, onde eu tive a honra de participar e aprender muito com o evento. Foi quando decidi montar meu próprio escritório, chamado na época de O’Azzi Design, que era um escritório voltado para criação de projetos de design gráfico em geral, mas o que tinha maior procura eram os projetos de marca. Por fim, hoje sou co-founder da Oto para Marcas em parceria com meu sócio André Buiati.

Como foi e quanto tempo durou o processo de criação da identidade visual do Teatro Amazonas?

Grande parte da minha infância, adolescência e fase adulta foi dentro do Teatro Amazonas. Meu pai é Celdo Braga e todos os anos tinha pauta no teatro com seus grupos musicais. Então eu sabia e admirava cada detalhe daquele lugar. Conheci todas as partes do Teatro, sabia das histórias, brincava com as estátuas e por aí vai. Quando criança eu achava tudo muito robusto, e hoje como designer com um olhar mais apurado eu vejo que tudo é muito delicado, a forma como foi adornado, moldurado, construído. Então quis trazer essa delicadeza para a marca, com inspiração que vem desde os arcos da construção da cúpula ao formato das luminárias e postes, mas principalmente queria expressar na marca a ideia de interação e flexibilidade. Trouxemos também uma paleta inspirada na época de ouro da borracha e também da Belle Époque percebida na tipografia. Fechamos com um apoio para marca criando um padrão que é a união do grafismo do piso do largo com os losangos da cúpula, ainda com a ideia de interação que existe entre esses pontos turísticos manauaras.

Como foi receber o resultado de que a sua proposta havia sido escolhida?

Poderia dizer que me sinto muuuuito feliz e realizado, pelo fato de ser reconhecido como designer de marcas e principalmente pelo Teatro Amazonas fazer parte da minha vida. Essa marca não expressa só os 125 anos dele, mas também o meu envolvimento com ele. Me sinto honrado.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.