Macacão: peça desenvolvida para homens tornou-se ícone do estilo feminino

0
221

Apesar de hoje serem considerados um sinônimo de versatilidade para as mulheres, os macacões nem sempre estiveram presentes no guarda-roupa feminino: o traje foi desenhado, originalmente, para servir como uniforme de guerra para os soldados. No entanto, de lá para cá, a peça vem se adaptando às conquistas e estilo das mulheres, tornando-se uma das peças mais coringas da moda.

O macacão, ou “jumpsuit” em inglês (“roupa para saltar”, em tradução livre) foi uma peça desenvolvida para os paraquedistas durante a Primeira Guerra Mundial. Entretanto, quando as mulheres se tornaram mão de obra para as indústrias, na década de 40, os macacões foram adaptados para o público feminino e, a partir da década de 70 tudo mudou: a peça ganhou fama no mundo da moda. “Nesta época as estrelas da música trouxeram brilho e decotes ousados aos modelos que antes eram simples e bastante masculinos”, conta a personal stylist e consultora de imagem Camile Stefano. Porém, segundo a especialista, foi nos anos 80 que o macacão tornou-se um item essencial para as mulheres que buscavam aliar conforto e estilo.

Hoje são muitas as versões disponíveis de macacão e o traje pode ser usado tanto no trabalho quanto em eventos sociais. Camile explica que o que determina a formalidade da peça são os tecidos. “Os macacões de malhas ou jeans são mais casuais, enquanto as peças em crepe ou seda são mais formais e elegantes, detalha.

Para o outono-inverno de 2022, a stylist indica apostar em modelos utilitários, como os macacões com calças cargo, com vários bolsos. Além disso, uma terceira peça pode dar ainda mais versatilidade para o look. Um cinto pode transformar o macacão em duas peças, assim como sobreposições com camisetas também constroem um visual diferente”, comenta.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.