NFT de Elza Soares é vendida em leilão filantrópico

0
219

O retrato da “voz do milênio” foi o mais novo NFT a ser vendido no Impact Women NFT, projeto criado e produzido pela Doare, fintech de doações online com soluções de captação de recursos para organizações filantrópicas. A ação, inaugurada no último mês, é um leilão filantrópico de tokens não fungíveis de 21 obras que homenageiam mulheres que deixaram sua marca na história, entre elas, o retrato de Elza Soares – ilustração adquirida na semana passada.

“Durante a curadoria das personalidades homenageadas, não poderíamos deixar Elza Soares de fora. Ela é uma figura de extrema importância para a música brasileira e também é um símbolo da luta social contra a violência doméstica. Elza partiu em janeiro, mas o seu legado permanece sendo referenciado como no trono vazio no carro alegórico da Mocidade, a versão póstuma da música Meu Guri e no Impact Women NFT”, comenta Ruy Fortini, fundador e CEO da Doare.

A venda do NFT da Elza Soares e das outras personalidades beneficiarão ONGs lideradas por mulheres e/ou projetos sociais voltados para causas ligadas às mulheres como o Instituto As ValquíriasAssociação Fala Mulher, Casa 1Mães da Favela (projeto da CUFA), Fundo AgbraInstituto Marielle FrancoMulheres do Bairro (projeto do Bairro da Juventude). A seleção das instituições é resultado de uma curadoria feita pela Doare, que buscou organizações que operassem em diferentes regiões e que atuassem em frentes distintas da pauta dos direitos das mulheres.

A ilustração da cantora foi elaborada por Manu Cunhas, artista que recebeu o Prêmio Jabuti de ilustração em 2017. A ilustradora também foi a responsável pela criação das demais NFTs que retratam mulheres como Sultan Razia, Amelia Earhart, Anita Garibaldi, Tereza de Benguela, Frida Kahlo, Joana d’Arc, Rainha Nzinga e Tarsila do Amaral e Maria de Nazaré. O leilão ficará aberto até o dia 31 de maio no marketplace de NFTs OpenSea.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.