Morto em 2012, aos 77 anos, Armando Soares, o eterno dono do Bar do Armando, localizado em frente ao Largo de São Sebastião, no Centro da cidade, é uma figura icônica que marcou diversas gerações e ainda deixa saudades nos seus amigos e familiares.
Dez anos depois, longe de ser apagado da memória afetiva dos manauaras, Armando ganha uma nova homenagem, desta vez pelas mãos de dois artistas renomados: Rui Machado e Chico da Silva. A dupla lança nesta quinta-feira (26), a partir das 20h30, o samba ‘Armando Felicidade’. A canção já pode ser conferida no YouTube.
“Esse samba em homenagem ao Bar do Armando é um sonho antigo. Primeiro, por eu ser um apaixonado pelo local, segundo pela minha amizade com a família do Armando, principalmente com a Ana Cláudia Soeiro, sua filha, a quem eu considero uma irmã de alma”, comentou Rui Machado.
De acordo com Machado, a ideia para o samba surgiu em 2019, quando ele desfilou no Sambódromo, pela Beija-Flor do Norte. “A escola estava homenageando a família Brasil (Edu e Dudu) e o samba era de minha autoria juntamente com Chico da Silva, Junior Rodrigues e Mariozinho. Na mesma noite antes do desfile, em meio a pessoas muito queridas, enquanto cantávamos e conversávamos, eu falei para a Ana Cláudia Soeiro que iria escrever uma música em homenagem ao Bar do Armando”, disse ele.
Parceria
Machado conta também que depois de escrever a letra do samba, decidiu retomar a parceria com Chico da Silva e convidá-lo para o samba-homenagem. “O Chico da Silva é meu parceiro em outros trabalhos e é um gênio da cultura local. O chamei para compor esse samba. Eu escrevi com o coração tudo que eu já vi e vivi no bar. O Chico, com sua genialidade, colocou a melodia e o resultado final está lindo”, afirmou Machado, ressaltando que ficou emocionado com a aceitação do público e a repercussão do trabalho.
Além da melodia de Chico, a música, que foi gravada no estúdio S3 Produções, conta ainda com os vocais de Luccio Flávio, direção artística de Chico da Silva e Edu do Banjo, e direção musical, arranjo e regência de Dudu Brasil. Já a noite de lançamento, que será realizada no próprio Bar do Armando, contará com a apresentação do grupo ‘Elas Cantam Samba’, formado por Márcia Siqueira, Lucilene Castro e Cláudia Trindade.
Importância
Segundo Rui Machado, em um cidade como Manaus, onde pouca ou quase nenhuma importância se dá à memória cultural, é de suma importância manter viva a lembrança de alguém como Armando.
“A sobrevivência do lugar é fundamental. É preciso resistir para existir. Só vivi boas experiências no Bar do Armando, eu procurei passar na letra as emoções de como eu vejo e sinto o bar. Minha relação com o Armando sempre foi de cliente, frequentador do bar e também em razão de minhas raízes portuguesas. Quando ele adoeceu, fiquei mais próximo e ia quase todos os dias ao hospital junto com a Ana Cláudia. Com as filhas fui mais próximo e com Dona Lourdes também, eles são uma família muito especial”, concluiu.
ARMANDO FELICIDADE
Rui Machado e Chico da Silva
Armando é verbo é sujeito
Que aprendemos conjugar
É o bar que trazemos no peito
O espaço perfeito
Pra gente se alegrar
É amor é sentimento
Armando felicidade
Armando nesta cidade
É tradição popular (bis)
E as águas que correm pro mar
Tejo, Douro e Amazonas
Vem antes aqui se encontrar
E a grande pororoca
Acontece nesse bar
Do cancioneiro da noite
Ao viajante festeiro
Onde a noite é mais vibrante
E o mundo festejado
O calor humano ferve
Tudo é pura emoção
Mana, maninha, Manaus
Bar do Armando pulsa forte
Tudo num só coração.