Documentário musical amazonense será exibido ao público italiano

0
210

A cantora Karine Aguiar, natural de Manaus e atualmente vivendo na Itália, levará ao verão europeu o trabalho de mais de uma centena de artistas amazonenses envolvidos na produção do documentário musical ‘Jungle Jazz: uma sinfonia amazônica’ às cidades de Brescia (11/junho) e Modena (01/julho). As duas referidas cidades italianas escolhidas para as primeiras exibições são consideradas importantes redutos da difusão cultural no país, sendo Modena, a cidade-natal do inesquecível tenor Luciano Pavarotti. Outras datas seguem em negociação para mais exibições no formato ‘meet & greet’.

‘Jungle Jazz: uma sinfonia amazônica’ foi filmado em dezembro de 2019 nas cidades de Manaus (AM), São Paulo (SP) e Maués (AM), com patrocínio do Prêmio Manaus de Conexões Culturais da Manauscult e apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas. Também apoiaram o projeto a Rede Calderaro de Comunicação e o IDESAM. O filme tem direção do cineasta amazonense Henrique Saunier Michiles e retrata as contradições e as belezas de que é viver na Amazônia no século XXI. O enredo é inteiramente conduzido por composições inéditas dedicadas à Amazônia do maestro italiano Antonio Giacometti, que também escreveu de arranjos orquestrais para clássicos do cancioneiro amazônico como Porto de Lenha (Aldísio Filgueiras/Zeca Torres), Amazonas (Chico da Silva) e Pérola Azulada (Zé Miguel / Joãozinho Gomes).

Do concerto realizado no Teatro Amazonas, que se transformou em documentário musical e um verdadeiro manifesto artístico pela floresta viva, participaram a Orquestra Experimental da Amazonas Filarmônica sob regência do maestro Marcelo de Jesus, o Coral Musikart, os mestres da tradição oral do Gambá de Maués dos grupos Pingo de Luz e Tambores da Floresta, além do Jungle Jazz Ensemble que acompanha Karine Aguiar há uma década, formado pelos músicos amazonenses Anderson Farias (piano), Hudson Alves (baixo acústico), Marcelo Figueiredo (violão e guitarra amazônica) e Ygor Saunier (bateria amazônica).

As exibições nas cidades italianas irão acontecer durante o circuito cultural da programação de verão e terão a presença de Karine Aguiar e Antonio Giacometti, que irão conversar com o público ao vivo e responder às perguntas da plateia sobre todo o processo criativo. Karine, que também é pesquisadora e está concluindo um Doutorado em Ecomusicologia pela Universidade Estadual de Campinas, irá aprofundar o debate sobre a questão amazônica nos dias atuais, a partir de suas vivências na floresta com os mestres de cultura popular do interior do Amazonas.

Projetos recentes

Em abril deste ano, Karine Aguiar estreou em rede nacional na programação oficial do Earth Day Italia, com a música ‘Lamento Caboclo’ do compositor Nícolas Jr. A transmissão aconteceu pelo RaiPlay, aplicativo da emissora nacional de radiodifusão italiana RAI e teve audiência de mais de 300 mil pessoas. A edição de 2020 do evento contou com encerramento no Coliseu, em Roma. Canal ‘Earth Day Italia’ no YouTube: https://youtu.be/HbE7t0rYOsU

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.