Amo do Garantido e levantador do Caprichoso garantem que retorno à arena será inesquecível

0
292

O maior festival folclórico do Amazonas está prestes a começar. A menos de duas semanas para o seu início, as expectativas são as maiores possíveis. Após dois anos desde a última edição com a presença do público na arena, a edição deste ano, que acontece nos dias 24, 25 e 26 de junho, promete ser a maior de todos os tempos. 

E é claro que a animação não é só do público que vai curtir a festa, mas é também dos próprios artistas envolvidos no Festival Folclórico de Parintins. São milhares de profissionais que aguardam ansiosamente pela oportunidade de voltar a pisar no bumbódromo e sentir toda a energia que emana do lugar. 

Para Patrick Araújo, o levantador de toadas do Caprichoso, e João Paulo Faria, o amo do boi do Garantido, o retorno à arena promete ser um marco inesquecível em suas vidas. Confiram o que eles têm a dizer sobre as expectativas e preparações para este grande momento. 

Há quantos anos você já participa do festival? O que mudou da sua estreia para agora?

PA: Eu participei do Festival de Parintins como cantor de apoio por dois anos no Boi-bumbá Garantido. Agora estou no Caprichoso já há dois anos. Meu contrato foi  assinado no final de 2019, já na pandemia. Em 2021, assinei como item levantador oficial. Sigo na luta para dar o meu melhor, estudando as toadas, fazendo exercícios físicos, seguindo as dietas e analisando as estratégias de arena. Queremos fazer um festival bem bonito e tranquilo

Esse é o primeiro festival desde 2019. Como está a expectativa para esta edição?

JPF: Este ano, curiosamente, faz 30 anos que eu entrei na arena pela primeira vez. Ainda com 3 anos de idade, de mãos dadas com meu tio, Paulinho Faria, em um traje de apresentador idêntico ao dele. Quem diria que três décadas depois eu estaria representando o item ‘Amo do Boi’, o mesmo que foi defendido pelo nosso fundador, Lindolfo Monteverde. As expectativas não poderiam ser maiores. 

Nesses dois anos sem festival, o que você mais sentiu falta dele?

PA: A gente sente falta de tudo. De toda a convivência, falta das amizades, dos ensaios, daquele clima maravilhoso, daquele clima gostoso de festival que só a ilha de Parintins tem. E esse ano, mesmo voltando para arena com o público todo, a gente vai sentir mais falta ainda dos amigos que infelizmente nos deixaram.

Dieta, exercícios, ensaios: como estão os seus preparativos para o festival? 

JPF: No caso do Bloco A, que é o bloco musical, a ‘malhação’ é na voz e nas ideias de cênicas para a arena. Nós, do Garantido, estamos 100% preparados para dar o nosso melhor e trazer o 33° título para a galeria de troféus do maior campeão do Festival!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.