Amazonas mobiliza seus municípios pela educação e saúde de crianças e adolescentes

0
225

Os 55 municípios amazonenses que estão no Selo UNICEF, edição 2021-2024, participam nesta sexta-feira, 12/08, em Manaus, do “Encontro de Educação e Primeira Infância no Selo UNICEF – políticas públicas para crianças e adolescentes”, promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com a Visão Mundial, organização implementadora do Selo UNICEF no Amazonas e ainda nos estados do Acre, Roraima e Rondônia. O evento acontece das 8h às 17h, na Escola de Educação Profissional Padre Estélio Dalison (CETAM), localizado na rua Brasília, S/N, bairro São Jorge, Manaus/AM.

No encontro, as equipes municipais poderão se aprofundar em estudos de caso e tirar dúvidas sobre estratégias compartilhadas pelo UNICEF para identificar e levar de volta à escola estudantes que estejam fora ou em risco de evadir, como a Busca Ativa Escolar e o Trajetórias de Sucesso Escolar. Além de temáticas vinculadas à educação, serão abordadas a importância da busca ativa vacinal, do desenvolvimento da primeira infância e da proteção contra violências, entre outros.

“Os encontros presenciais fazem parte da metodologia do Selo UNICEF que também inclui capacitações remotas e compartilhamento de conteúdo e instrumentos de forma contínua ao longo da edição. Neste evento, especialistas do UNICEF, parceiros e a gestão municipal estarão juntos para, além de lutar por uma educação de qualidade, também discutir sobre os serviços básicos ofertados desde a concepção até os seis anos de idade, que atendam às necessidades de desenvolvimento integral de todas as crianças, especialmente as mais vulneráveis, de maneira intersetorial e prevista nos Planos Municipais pela Primeira Infância e alinhados ao Plano Nacional pela Primeira Infância”, explica Debora Nandja, chefe do escritório do UNICEF em Manaus.

“Esse encontro é de suma importância para fortalecer as políticas públicas voltadas para a educação e proteção que os municípios participantes do Selo UNICEF desenvolvem com crianças e adolescentes. É fundamental que os gestores municipais junto às comissões de educação, saúde e assistência social trabalhem de forma intersetorial e o Governo do Amazonas, que também já é parceiro do UNICEF, permanece à disposição para realizar as ações necessárias para que todos os municípios possam avançar com essas políticas para meninas e meninos”, destacou Tiago Monteiro de Paiva, subchefe do Gabinete Pessoal do Governador.

“Esses encontros trazem a consolidação das equipes intersetoriais para os municípios e com isso registramos a entrada de mais adesos e o comprometimento de todos os envolvidos. Com isso, há o fortalecimento da intersetorialidade, como educação, saúde e assistência social, que são fundamentais para atender os alunos de uma forma integral, pois é primordial para que crianças e adolescentes consigam ter acesso à educação com qualidade garantido”, declara Maysa Amorim, Secretária Executiva da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Seccional Amazonas.

“Estava ansiosa por esse encontro, pois vem para fortalecer ainda mais o nosso município a alcançar o sonhado Selo UNICEF. Também porque temos diversos desafios, no qual um deles é não deixar nenhuma criança fora da escola e principalmente mantê-las no espaço escolar, sendo que estão em vulnerabilidade social causado pelo impacto da pandemia e na maioria das vezes seus familiares tendem a se mudar para mais lugares rurais longínquos com difícil acesso às escolas. E é gratificante perceber o quanto o UNICEF e a Visão Mundial têm se empenhado para não deixar nenhum município com dúvidas ou desassi…

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.