Dentista explica riscos de fazer clareamento dental sem acompanhamento profissional

0
324
Com certeza você já ouviu falar em pastas de dentes milagrosas ou até em outros produtos à base de carvão ativado que prometem dentes brancos em pouquíssimas aplicações. No entanto, a verdade é que o procedimento de clareamento dental pode sim ser feito em casa, mas com acompanhamento profissional de um dentista.
O cirurgião-dentista Flávio Pinheiro explicou que existem dois tipos de clareamento recomendados: o que é feito pelo dentista no consultório, e o que é realizado em casa, após a consulta com o profissional dentista, com produtos recomendados por ele.
O dentista também explicou que lesões como a “abrasão” também podem ser causadas após o uso de produtos não recomendados.
“A abrasão dental é um tipo de lesão que está relacionada com as ações mecânicas. Quando você escova os dentes com muita força, de forma inadequada, ou então quando você morde ou mastiga objetos duros, pode apresentar abrasão”, explicou.
O mesmo acontece com pastas de dente que contém partículas grossas de carvão ativado.
“O risco de você usar essas pastas de dentes abrasivas é que elas vão ‘corroendo’ o dente. Vão desgastando a parte importante do dente e da parte do esmalte, como também pode causar retração gengival e sensibilidade. Além disso, esse tipo de produto causa aqueles ‘degraus’ e buraquinhos na perto próxima da raiz do do dente”, afirmou.
O profissional de saúde também alertou para os produtos vendidos na internet que prometem, milagrosamente, dentes brancos e perfeitos, sem nenhum tipo de estudo que comprove sua eficácia.
“Temos vários produtos vendendo na internet que prometem clarear e eles são muito criticados porque não tem estudo que comprove eficácia. O que é totalmente diferente do clareamento que a gente faz no consultório. Esses produtos podem até limpar a parede externa do dente, mas não vão penetrar neles, muito menos trata-los de forma adequada”, afirmou.
Por fim, o dentista relembrou: “quer dentes brancos, alinhados e bonitos: procure o cirurgião-dentista e faça o tratamento adequado. A saúde começa pela boca”, finalizou.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.