sexta-feira, 4 julho, 2025
sexta-feira, 4 julho, 2025
Home Business Sefaz prevê crescimento de 2,7% no PIB Amazonense em 2022

Sefaz prevê crescimento de 2,7% no PIB Amazonense em 2022

0
226

Resultado de medidas de incentivo ao empreendedorismo pós-pandemia e a distribuição de renda para a população mais pobre, o Amazonas deve alcançar um crescimento de 2,7% no Produto Interno Bruto (PIB), ao final de 2022, conforme estimativa da Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz). A expectativa é que o desempenho do estado supere a média da região norte, que deve fechar o ano na margem de 1,7% de crescimento.

De acordo com a Sefaz, o bom índice representa um aumento, ainda, em relação à média nacional. No Amazonas, os setores de serviços e industrial devem impulsionar o PIB, visto que a estimativa é avançar 4,3% para serviços e 0,5% na indústria em 2022.

O secretário da Sefaz, Alex Del Giglio, destaca que a deflação registrada nos últimos meses colaborou para que o deflator implícito do PIB ficasse mais baixo, além da conjuntura econômica. Ele acrescenta ainda que o Governo do Estado tomou medidas que resultaram nos indicadores positivos para o Amazonas.

“Fizemos políticas que foram importantes para injeção de dinheiro na economia, sobretudo políticas de microcrédito pela Afeam, políticas de assistência social para a redução das desigualdades, Auxílio Permanente, créditos emergenciais e obras públicas. Toda essa injeção direta do governo e a melhoria das expectativas dos empresários em relação ao futuro e dos consumidores foram fundamentais”, explicou Del Giglio.

Ainda segundo o secretário, as medidas possibilitaram que o consumidor tivesse maiores condições de consumo.

“Se você verificar a expectativa do consumidor e do empresário, que eram muito ruins há um ano e meio, elas avançaram bastante e isso corrobora com que você tenha um ambiente de negócios favorável e os agentes econômicos comecem a consumir mais, a se desenvolver de forma mais efetiva. Isso tudo faz com que a economia cresça de forma sustentável”.

Redução do desemprego

O secretário da Sefaz também destaca a redução do desemprego no Amazonas e o viés de queda até o final do ano. Com a taxa atual de 10,4%, quatro pontos percentuais a menos que no último quadrimestre de 2018, Alex Del Giglio pontua a retomada da indústria pós-pandemia a o avanço de microempresas como fatores que contribuíram para o preenchimento de vagas.

“Acredito que sobretudo o avanço de microempresas, microempreendedores individuais e a retomada da indústria. Tivemos uma retomada importante da indústria, tanto é que os dados do setor de duas rodas que é um dos principais polos do estado deve atingir um crescimento de 18% esse ano e isso fez com que houvesse mais contratações”, disse o secretário, acrescentando que a retomada econômica ocorreu de forma rápida.

“A gente percebe uma evolução uma vez que a gente teve anos difíceis sobretudo por conta da pandemia de Covid-19 e não se esperava uma retomada tão rápida. É algo que surpreende e faz com que a gente tenha uma expectativa futura muito positiva”.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Portal W&G
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.