Ufam concede título de Doutor Honoris Causa ao escritor Milton Hatoum, em Manaus

0
266
(Foto: Divulgação)

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) vai conceder o título de Doutor Honoris Causa ao escritor amazonense Milton Hatoum, em Manaus. A cerimônia de entrega ocorre na quinta-feira, 9 de março de 2023, às 19h, no auditório da Faculdade de Medicina da instituição (FM/Ufam). O evento é aberto ao público.

Segundo a Ufam, a concessão foi aprovada pelo Conselho Universitário, em setembro de 2022, por unanimidade.

A propositura começou no Departamento de Ciências Sociais do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (DCS/IFCHS) e foi relatada pelos professores e conselheiros Cláudio Gomes da Vitória (Presidente), Geone Maia Corrêa (Membro) e Ana Cristina Fernandes Martins (Membro).

Durante a reunião para aprovação do título, o presidente do Consuni, reitor Sylvio Puga, parabenizou o IFCHS pela iniciativa e a Comissão responsável pelo parecer.

Doutor Honoris Causa

De acordo com a Resolução nº 001/2007- Consuni/Ufam, Doutor Honoris Causa é uma personalidade que tenha se distinguido seja pelo saber, seja pela atuação em prol das Artes, das Ciências, da Filosofia e das Letras ou do melhor entendimento entre os povos.

Trajetória 

Milton Assi Hatoum é romancista, contista, professor e tradutor. O escritor amazonense se destaca por retratar conflitos pessoais e familiares no contexto geográfico, histórico e sociocultural da Amazônia.

De acordo com a Ufam, a inspiração vem da vivência como descendente de libaneses e como migrante pelo Brasil.

É autor de romances como ‘Relato de um certo Oriente (1989)’, livro de estreia, publicado quando tinha 37 anos. O romance é ambientado em Manaus e relata os conflitos de uma família de libaneses, introduzindo questões sobre a construção da identidade do imigrante, um tema característico da obra de Hatoum.

“Suas obras, pertencentes à literatura contemporânea, são caracterizadas pelo teor memorialístico, elementos regionais e hibridismo cultural”, ressaltou a Ufam.

A presença de personagens melancólicos é recorrente.

Onze anos após a publicação do primeiro romance, Milton publicou ‘Dois Irmãos (2000)’. Entre a publicação do primeiro livro e do segundo, publicou diversos contos em jornais e revistas brasileiras e do exterior.

Em 2001, ganhou o Prêmio Jabuti pelo seu romance ‘Dois irmãos’ e, em 2006, pelo romance Cinzas do Norte, que também ganhou o Prêmio Portugal Telecom.

O livro ainda recebeu o Grande Prêmio da Crítica da APCA, o Prêmio Bravo! e o Prêmio Livro do Ano da CBL.

Em 2008, Milton Hatoum recebeu a Ordem do Mérito Cultural. No ano seguinte, ganhou outro Jabuti pelo seu livro Órfãos do Eldorado. Atualmente, é colunista do jornal O Estado de S. Paulo.

Em janeiro de 2017, Dois Irmãos estreou em formato de minissérie na TV Globo, com direção de Luiz Fernando Carvalho.

Serviço

Evento: entrega do título de Doutor Honoris Causa a Milton Hatoum, em Manaus
Data: quinta-feira, 9 de março de 2023
Horário: 19h
Entrada: gratuita e aberta ao público
Local: Faculdade de Medicina da instituição (FM/Ufam), situada na Rua Afonso Pena, 1053, Centro de Manaus

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.