A fertilização in vitro (FIV) é uma técnica criada em 1978 utilizada para ajudar casais a realizar o sonho da maternidade. Apesar de ser muito conhecida, a falta de informação pode gerar inseguranças sobre o procedimento.
Aspectos como o tempo de duração da FIV, quem pode realizar o procedimento e chances de sucesso provocam dúvidas entre homens e mulheres. Segundo o especialista em reprodução humana Dr. João Guilherme Grassi, “há muitos mitos a serem esclarecidos”.
1 – A FIV é um procedimento doloroso (Mito)
De acordo com o especialista, uma das dúvidas que surgem no consultório é sobre a possibilidade de dor ao longo do procedimento de reprodução assistida. “Muitas pessoas acreditam que a FIV é um processo extremamente doloroso. Na realidade, a parte invasiva, como a coleta de óvulos, é realizada com anestesia ou sedação, o que ajuda a minimizar muito o desconforto. Embora algumas pacientes possam sentir um leve desconforto durante o estímulo da ovulação, a maioria considera a experiência muito tranquila e bem menos desconfortável do que imaginava”, explica Grassi.
2 – A FIV garante 100% a chance de gravidez (Mito)
A ideia de que a fertilização in vitro assegura uma gravidez é um erro comum. O procedimento aumenta as chances de concepção, mas não há garantia 100% de que o tratamento será bem-sucedido em todos os ciclos. “Diversos fatores, como a idade da mulher, a qualidade dos gametas e a causa da infertilidade, influenciam as taxas de sucesso, que podem variar”, ressalta o especialista.
3 – A FIV pode ajudar casais com diversas causas de infertilidade (Verdade)
A FIV é capaz de tratar diversos problemas de infertilidade, masculinos e femininos. Desde a endometriose até a obstrução das trompas, a FIV é uma opção viável para muitos casais que enfrentam desafios na concepção. Segundo o especialista em reprodução humana: “Quando um casal deseja iniciar o tratamento, a primeira etapa é que ele passe por uma série de exames para avaliar a saúde reprodutiva. Identificar doenças é um ponto essencial para construir um processo de fertilização in vitro adequado”.
4 – O estilo de vida pode influenciar o sucesso da FIV (Verdade)
O que muitos não sabem é que o estilo de vida desempenha um papel fundamental no sucesso da FIV. Fatores como alimentação, peso, consumo de álcool e tabaco, e níveis de estresse podem impactar a fertilidade e a eficácia do tratamento. Adotar hábitos saudáveis pode aumentar as chances de um resultado positivo na fertilização in vitro.