O quiet beauty – ou beleza silenciosa, tranquila – não é um conceito novo, mas uma redescoberta. Alinha-se ao movimento slow living, no qual o foco está em desacelerar e apreciar o presente. É, portanto, um convite para valorizar o que é natural, orgânico e autêntico. Sem exageros ou ostentações. É o oposto do rosto moldado pela harmonização facial ou com excessos de produtos.
O movimento do quiet beauty nasceu recentemente, durante o Medical Advanced Aesthetic Congress (MAAC), congresso dedicado às novidades nos tratamentos com injetáveis realizado em São Paulo. “A ideia é reforçar o trabalho feito por especialistas para cada paciente e não mais ter um padrão estético artificial”, diz a dermatologista Karine Cade, da Clínica Otávio Macedo e Associados.
O conceito já existe na moda e se manifesta em escolhas mais simples e clássicas. Em vez de seguir tendências efêmeras, esse movimento privilegia peças atemporais, tecidos naturais e paletas de cores suaves. O estilo quiet beauty é muitas vezes composto por roupas de cortes limpas, minimalistas, que ressaltam a qualidade do tecido e a modelagem, sem muitos acessórios, marcas aparentes ou detalhes chamativos. “Na beleza é semelhante: a pessoa está bem, com a aparência cuidada, sem chamar atenção pelo exagero”, afirma Karine.
O dermatologista Otávio Macedo acredita que há uma busca por tranquilidade em um mundo cada vez mais caótico. A frenesi constante das redes sociais, o consumo e a pressão para alcançar uma perfeição irreal geram uma sensação de exaustão. “Nesse contexto, a beleza silenciosa oferece uma fuga, promovendo um estilo de vida mais calmo e sustentável. Essa tendência relembra que a verdadeira beleza pode ser silenciosa, discreta, mas não menos poderosa”, diz o dermatologista.
O quiet beauty no dia a dia
Os dermatologistas dão algumas recomendações para adotar a beleza silenciosa no cotidiano:
Não exagere na maquiagem;
Cuide da pele diariamente, com produtos adequados e use sempre protetor solar;
Na hora de tratar o rosto, procure por tratamentos que melhoram a aparência de forma natural, sem agredir a pele, como bioestimuladores de colágeno e alguns tipos de laser;
Evite tratamentos que podem dar aparência pouco natural, como preenchedores.