Se você prefere abraçar seu pet em vez de conversar com seu parceiro depois de um dia estressante, não está sozinho. Uma nova pesquisa global realizada pela Mars, líder em cuidados com animais de estimação, e pela Calm, referência mundial em saúde mental, revelou que 51% dos tutores brasileiros preferem passar tempo com seus pets quando estão estressados — superando a preferência por parceiros (21%), filhos (15%), amigos (9%) e familiares (8%). Além disso, 83% dos brasileiros afirmam que seus pets impactam positivamente sua saúde mental.
Realizada com mais de 30 mil tutores em 20 países, incluindo Brasil, Canadá, Espanha, México, Austrália e Estados Unidos, a pesquisa destaca o papel essencial dos animais de estimação no bem-estar emocional das pessoas. Seja incentivando pausas no trabalho, desligando das telas ou oferecendo conforto silencioso, os pets têm ajudado milhões a encontrar equilíbrio em um mundo cada vez mais acelerado e conectado.
Pets: guias silenciosos para o bem-estar
Às vezes, não é o que eles fazem — é o simples fato de estarem ali. Mais da metade dos tutores brasileiros (51%) afirmam que seus pets oferecem companhia sem a necessidade de palavras em momentos difíceis. Quase um quarto (21%) diz que conversar com o pet ajuda a expressar preocupações sem julgamento, enquanto 86% relatam que apenas a presença do animal proporciona uma sensação de calma e relaxamento.
“Embora amemos nossos pets, muitas vezes não percebemos o quanto eles nos retribuem”, afirma Dra. Tammie King, especialista em interação humano-animal e gerente sênior de pesquisa no Waltham Petcare Science Institute.
“Transformar as interrupções diárias causadas pelos pets em lembretes de bem-estar pode ser uma poderosa ferramenta. Sabemos, por exemplo, que o toque físico com os pets pode aumentar os níveis de ocitocina em humanos. Esses dados nos ajudam a reconhecer os pequenos — e poderosos — momentos de bem-estar que vivemos com eles todos os dias.”
Um olhar, um abanar de rabo ou um toque: pesquisa também revela como o comportamento dos pets nos guia para hábitos mais saudáveis
- Pausa na rotina: 83% dos brasileiros dizem que seus pets os lembram de fazerem pausas no trabalho, nas tarefas ou afazeres.
- Mente mais tranquila: 77% dizem que seus pets os ajudam a parar de pensar demais ou se preocupar, promovendo mais calma e concentração.
- Mais tempo ao ar livre: 71% dos tutores relatam que seus pets os incentivam a passar mais tempo fora de casa, transformando os passeios com os animais em momentos de bem-estar.
- Menos tempo nas telas: 69% dizem que seus pets os incentivam a se afastar das telas — e para metade (51%), é um lembrete diário para se desconectar, combatendo com o esgotamento digital.
Dr. Chris Mosunic, Diretor Clínico da Calm, afirma: “Sabemos que pequenos momentos intencionais de calma podem ter um grande impacto em nosso bem-estar e nossos pets têm uma forma incrível de nos guiar até lá. Um passeio rápido com o cachorro, ou um carinho no gato quando ela passar pela tela do seu computador, pode promover um ótimo momento para parar e recarregar as energias. Estamos orgulhosos da parceria com a Mars e de trazer esses dados para destacar o poder desse vínculo e ajudar mais pessoas a descobrirem os incríveis benefícios emocionais e mentais de conviver com pets.”
A pesquisa marca o início de uma parceria inédita entre Mars e Calm, com o objetivo de explorar e celebrar a conexão profunda entre pessoas e seus pets como força para o bem-estar diário. Para colocar o conhecimento em prática, Mars e Calm se uniram para criar conteúdo para ajudar a manter o bem-estar e, ao mesmo tempo, fortalecer o vínculo com seu animal de estimação. Esta é a primeira coleção da Calm criada exclusivamente para amantes pets e inspirada no relacionamento mútuo entre pessoas e seus animais de estimação.