Acne e suas causas

0
264

por Patrícia Chicre Bandeira de Melo 

A acne sem dúvida é uma doença de ocorrência mundial , que pode atingir diversas faixas etárias sendo mais prevalente na adolescência , mas também muito frequente na mulher e homem adulto . Na etiologia da acne muita coisa já está bem estabelecida e muitos conceitos foram reformulados. Hoje já sabemos da influência da imunidade do hospedeiro modelando a agressividade maior ou menor da doença bem como a ocorrência ou não do êxito cicatricial que é um dos eventos mais temidos na sua evolução .

Conceitos relacionados à sua etiologia como a influência dos alimentos com alto índice glicêmico , bem como a influência de bactérias( Cutibacterium acne ) na indução ou manutenção da cascata inflamatória já são bem fundamentados .

O que hoje se admite seria a somatória desses fatores , além do fator genético ( ocorrência familiar ) bem como os fatores hormonais ( influência dos hormônios sexuais) como indutores da sua etiologia e agravamento.

O stress emocional , também atua como agravante ou gatilho de um quadro acneico inflamatório e portanto na sua abordagem de tratamento todos estas causas precisam ser considerados para um correto e eficiente controle da doença .

Importante destacar que a acne é uma doença de evolução crônica e que seu controle eficiente demanda tempo e um grande envolvimento do paciente e médico na abordagem de todos os fatores geradores .

Outro dado importante, seria a necessidade do tratamento o mais precoce possível , mesmo nas formas não inflamatórias da doença , evitando-se assim a evolução para formas mais graves . Acne portanto, não pode ser encarada como algo “normal “ ou “ da idade “ e sim como uma doença da pele de caráter inflamatório e infeccioso .

Na ocorrência ou permanência do quadro na mulher adulta , consideramos a influência hormonal marcante e para isso realizamos uma abordagem bem direcionada a esse fator etiológico .

Uma rotina de cuidados diários , o uso de medicações já consagradas na terapia da acne vulgar , uma organização do padrão alimentar e hormonal e ainda um controle eficiente das bactérias sabidamente envolvidas são fatores considerados eficientes no controle do quadro.

Portanto , a acne demanda conhecimento , disciplina e rigor na abordagem terapêutica para um eficiente controle da doença que sem dúvida mexe com a auto estima e qualidade de vida dos pacientes .

Patrícia Bandeira de Melo – Dermatologista CRM 2085 RQE 742

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.