Celulares, Notebooks ou Eletrodomésticos: o que o consumidor quer comprar na Black Friday 2023?

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Women hand using smartphone do online selling for people shopping online in black friday with chat box, cart, dollar icons pop up in cafe shop background. Social media maketing concept.

Consolidada no calendário comercial brasileiro, a Black Friday estimula varejistas e consumidores a se planejarem para o período das suas ações promocionais. A edição deste ano acontece hoje, dia 24 de novembro, mas a preparação começa – com meses de antecedência. Essa característica e outros padrões de consumo foram observados por um estudo conduzido pela Americanas em parceria com a Agência Conversion.

Com o propósito de entender a preferência dos consumidores, a amostra da pesquisa considerou as variações no nível de interesse de buscas mês a mês no Google Trends, entre outubro de 2022 a outubro de 2023. O mapeamento mostrou predileção aos eletrônicos. Tanto que, recentemente, no mês que antecipa a Black Friday, a maioria das procuras estavam relacionadas aos celulares (68,5%); notebooks (19,1%) e eletrodomésticos (12,2%). 

Esses dados dão indícios de que a edição deste ano será promissora para a venda de smartphones. Além de liderar o ranking de interesse entre os consumidores, esse produto se destaca por sustentar uma taxa positiva de crescimento, mês a mês, de 6%. Não por acaso, no último outubro, nas pesquisas sobre a Black Friday, 7 a cada 10 foram para telefonia, em comparação às categorias de notebook e eletrodomésticos. 

Produtos favoritos

Com base nas informações coletadas, a pesquisa da Americanas e Agência Conversion se aprofundou na comparação entre eletrodomésticos, celulares e notebooks durante a Black Friday. Assim, descobriu que a categoria mais buscada na pré-Black Friday são os celulares. 

Analisando diferentes marcas de celulares, a pesquisa identificou que o modelo que apresentou o maior crescimento no interesse de buscas entre setembro e outubro de 2023 foi “galaxy a54”, com um aumento de 27%. Na comparação entre outubro de 2022 e outubro de 2023, aquele que apresentou o maior crescimento foi “moto e22”, de 1535%. Além dele, o modelo “a23” também apresentou aumento no interesse ano a ano, com crescimento de 46%.

Perfil dos consumidores

De modo geral, os aparelhos tecnológicos e de informática predominam na cultura de consumo durante a Black Friday. Afinal, costumam ser mercadorias com custo de aquisição mais alto, o que reforça a atração dos consumidores quando são oferecidos quaisquer descontos ou ações promocionais adicionais. Esse contexto também ajuda a explicar o aumento no volume de buscas, pois aponta interesse por boas oportunidades de economia. 

Além do investimento em pesquisas de médio e longo prazo, a análise dos 10 maiores players varejistas do Brasil viabilizou a concepção de um perfil do consumidor da Black Friday no Brasil. Ele se caracteriza como uma persona em idade considerada jovem-adulta, variável entre 25 a 34 anos, e do sexo masculino. Com exceção de uma empresa, os homens dominam o espaço de visitas das lojas virtuais no mercado.

Black Friday no Brasil 

A primeira edição da Black Friday no Brasil ocorreu há 13 anos, no dia 28 de novembro de 2010, em uma versão totalmente digital. Desde então, o mercado amadureceu a proposta e evoluiu nas estratégias no e-commerce e no varejo de rua com foco na competitividade dos preços e impulsionamento do negócio. Os esforços se refletem no faturamento do setor que em 2020, em pleno ano da pandemia, cresceu 25% e atingiu R$ 4 bilhões em vendas online, de acordo com relatório da  Ebit/Nielsen. 

Agora, com o aumento no fluxo das pesquisas no Google e melhora no cenário econômico, as expectativas para a Black Friday 2023 são otimistas. Dentro das categorias mais pesquisadas pelos consumidores, fica claro o aumento no interesse de buscas, como no caso dos celulares. Esse recorte, por si, demonstra o amadurecimento da intenção de compra. 

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