Cirurgia para diabéticos: médico bariátrico detalha eficácia e o procedimento

0
237
Você sabe quais os pacientes que possuem indicação e podem passar por uma cirurgia bariátrica? Quais as possíveis restrições? Tudo isso foi respondido pelo cirurgião bariátrico Fábio Rodrigues.

Segundo o médico, quando falamos de diabéticos, é preciso frisar que há um tipo específico do problema que permite esse procedimento.

“É importante esclarecer que a cirurgia metabólica pode ser realizada para quem possui obesidade grau 1 em diante, ou seja, Índice De Massa corporal acima de 30. No Brasil esse procedimento está liberado desde 2019.Então, respondendo claramente, podem fazer aqueles pacientes com obesidade grau 1, com Diabetes tipo 2, desde que tenha um controle glicêmico difícil e seja indicado por dois endocrinologistas. É necessário a liberação de dois desses profissionais”, frisou.

Falando de resultados do procedimento quando comparado aos tratamentos anteriores mediante melhores medicações, Dr. Fábio esclarece que O STAMPEDE (Surgical Therapy and Medications Potentially Eradicate Diabetes Efficiently),estudo randomizado e controlado feito para analisar os resultados de tratamentos cirúrgicos (cirurgia bariátrica e metabólica) e clínicos do diabetes tipo 2,  mostra muitos benefícios aos pacientes que foram operados, tanto o controle glicêmico quanto a melhora das comorbidades derivadas do Diabetes (doenças cardiovasculares, início da falência renal) e a própria perda de peso, são infinitamente maiores nos pacientes que passam pela cirurgia quando comparados aos que fazem apenas uso das melhores medicações.

“Sobre eficácia, vale dizer o STAMPED mostra que no período de cinco anos, pacientes que passaram por cirurgia metabólica, 50% deles tiveram remissão total da glicose para níveis normais. Ou seja, esses resultados superam qualquer tratamento clínico quando falamos, novamente, de tratamentos com as melhores medicações”, falou.

“É oportuno frisar também que jamais podemos atribuir a cura do Diabetes a cirurgia metabólica. Isso não é o que está sendo tratado aqui.  Na verdade, ela é mais uma ferramenta  no arsenal da guerra dessa doença tão complexa de ser tratada”, emendou.

Ainda sobre os benefícios, o médico explica que quando existe um controle glicêmico, nesse caso trazido pela cirurgia metabólica, nós temos um controle e uma parada da evolução de diversas doenças crônicas causadas pelo Diabetes.

“É uma cirurgia com uma eficácia muito boa, quando comparada a qualquer outra medicação que exista no mercado, por mais moderna que seja. Claro, mesmo com tudo isso, não podemos esquecer também que é necessário  também a mudança no estilo de vida, reeducação alimentar e atividades físicas que ajudem no controle da glicose”, finalizou.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.