por Fernanda Piva
Comprovado cientificamente, o café da manhã é a refeição mais importante do seu dia! É quando nosso organismo desperta para o dia e prepara a “máquina” para as atividades diárias.
Apesar de passarmos a noite em descanso, nosso organismo continua trabalhando – nossos músculos estão em desenvolvimento, hormônios sendo produzidos, nossas células em renovação. E, ao acordarmos, nosso corpo está necessitando de energia.
Mas cuidado: um café da manhã desbalanceado pode aumentar seu apetite ao longo do dia. É preciso uma alimentação equilibrada para te ajudar na saciedade e a manter os níveis de açúcar e insulina normais.
Ativa o metabolismo
Um café da manhã balanceado estimula o processo de metabolismo conhecido como termogênese induzida pela dieta (DIT), que se refere a quantidade de calorias que o corpo gasta para se aquecer e digerir os alimentos. Para isso acontecer de forma satisfatória, é necessário a presença de proteínas, fibras e gorduras do bem. Nesse caso, não é para comer só aquela tapioca com manteiga, tá? Acrescente sementes, proteína (ovo, queijo) além do famoso cafezinho.
Reduz sua fome a noite
A noite nosso corpo está se preparando para o descanso, portanto, não é mais necessária aquela grande quantidade de comida. Principalmente o carboidrato, que é fonte de energia, deve ser mais regrado nesse momento. E para você chegar no seu jantar sem muita fome, é necessário se alimentar bem ao longo do dia. Muitas vezes quem não tem fome no desjejum, é porque no jantar comeu além do que deveria.
Disposição e concentração
Um café da manhã equilibrado também vai contribuir na qualidade das suas atividades diárias. Sua disposição e concentração serão mais ativadas na presença da energia necessária proveniente desse desjejum balanceado.
Atividade física
Se você tiver a oportunidade de realizar seu treino pela manhã, vai ser ainda melhor ao seu organismo! Estudos demonstram que a disposição, concentração, humor e saciedade estão bem mais acentuados quando praticamos atividade física pela manhã. Ela ajuda a equilibrar a produção de hormônios que são responsáveis por essas ações.
Proteína e Gordura do bem
Elas são de extrema importância no seu desjejum pois geram maior saciedade e exigem mais energia do organismo para seu metabolismo. Com isso, você não tem picos de insulina (que aumentaria sua fome ao longo do dia) e ativa mais o seu metabolismo (gastando mais energia).
Dicas de um café da manhã balanceado:
- Tapioca pequena com Castanha-do-Brasil + Tucumã + Ovo + Queijo branco;
- Cuscuz pequeno com semente de chia + Ovos mexidos com manteiga ou azeite + Ameixa vermelha;
- Panqueca de banana com aveia (Banana + Aveia + Ovo + Manteiga ou azeite) + recheada c/ Queijo branco;
- Cará roxo cozido + Ovos mexidos com manteiga ou azeite + Abacate.
E para beber: o famoso cafezinho, café com leite ou chá. Evite os sucos, dê preferência para comer a fruta in natura, dessa forma, você vai absorver tudo o que a fruta tem de bom para dar!
