segunda-feira, 12 maio, 2025
segunda-feira, 12 maio, 2025
Home Cotidiano Desfile cívico de 5 de Setembro reúne 4,5 mil alunos no Sambódromo

Desfile cívico de 5 de Setembro reúne 4,5 mil alunos no Sambódromo

0
229

Mais de 4.500 alunos participaram, nesta segunda-feira (05/09), do desfile cívico que marca a elevação do Amazonas à categoria de Província. Estudantes da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e do Corpo de Bombeiros (CBMAM) se apresentaram ao público no Centro de Convenções Prof. Gilberto Mestrinho – Sambódromo, zona centro-oeste de Manaus. O evento não era realizado há dois anos devido à pandemia de Covid-19.

Os estudantes fazem parte de nove escolas administradas pela Polícia Militar, em parceria com a Secretaria de Educação e Desporto, e uma do Corpo de Bombeiros. O desfile cívico contou com a presença de autoridades da segurança pública e reuniu milhares de pessoas no centro de convenções.

O comandante-geral da PMAM, coronel Vinícius Almeida, afirmou que o retorno do evento é motivo de comemoração para os pais, educadores e alunos. Ele avalia que o desfile cívico de 5 de Setembro é a coroação do excelente trabalho executado nas escolas militares.

“As escolas da Polícia Militar do Amazonas são referência em qualidade de educação, e prova disso são diversas aprovações em vestibulares, excelentes colocações em Matemática, Astrologia. Isso nos dá muito orgulho de poder, enquanto Polícia Militar, contribuir para a educação dos nossos alunos”, destacou o coronel.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Orleilso Muniz, ressalta a importância da data para o Amazonas.

“Esse desfile representa muito para o estado do Amazonas, é o retorno à normalidade, é um culto aos nossos valores cívicos, patrióticos. De maneira que trouxemos aqui para o 5 de Setembro, em que a gente comemora, além da data, que é assunção do Amazonas à categoria de Província, um dia de cultuar os nossos valores, nossa cultura”, destacou.

Emoção

Pela primeira desfilando no 5 de Setembro, a estudante da Escola Estadual (EE) Waldock Fricke de Lyra (CMPM III), Lorrane Dias, de 14 anos, abriu a apresentação da escola segurando o brasão da banda marcial. Após meses de ensaio com os colegas, ela afirma que participar do desfile é um sonho realizado.

“É muito bom estar empenhado ao desfile. Foram muitos ensaios o ano todo, muita expectativa para a gente e uma ansiedade enorme. É um sonho para mim, porque ano passado eu entrei na banda e achava a coisa mais linda. Eu queria fazer parte disso e hoje estou realizando esse sonho”, disse a estudante.

Para muitos pais a adrenalina é ainda maior. A artesã Maria Napólis, de 52 anos, acompanhava a filha Ana Nápolis, de 17 anos, ainda na concentração do Sambódromo, antes do desfile. Ana é estudante da 3ª série da Escola Estadual de Tempo Integral (Eeti) Marcantônio Vilaça II (CMPM II) e, para Maria, estar ao lado da filha no último ano é motivo de muita emoção.

“É uma emoção muito grande trazer aqui porque é onde eles se sentem realizados pelo trabalho que eles fazem. Um trabalho de equipe, muito treinamento, muita disciplina, então para eles isso é uma recompensa muito grande chegar num local desses e se apresentar e dar o seu melhor. É um orgulho muito grande vê-la nesse desfile, e satisfação enorme acompanhá-la”.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Portal W&G
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.