Dia do Riso: rir faz bem para a saúde física e mental

0
233
Happy joyful friends talking and laughing over outdoor lunch. Mix raced group of young people sitting on outdoor stairs and eating takeaway pizza from box. Mealtime outside concept

Dos mais tímidos aos mais fáceis, o ato de sorrir é benéfico para a saúde. O Dia Internacional do Riso, celebrado nesta quarta-feira, (18), teve origem na Índia em 1998, quando grupos de várias partes do mundo se reuniram para realizar uma mega sessão de riso. A data representa a construção de uma consciência de paz mundial, amizade e fraternidade, além de fazer bem para a autoestima.

O riso é a expressão física da alegria e da felicidade, ajudando inclusive no relacionamento entre as pessoas. A mudança no organismo ocasionada pelo riso tem efeito no alívio de dores e relaxamento. Estas sensações podem durar até 45 minutos contribuindo com o bem-estar e a saúde das pessoas.

Carol Costa Júnior, psicólogo do Grupo Hapvida NotreDame Intermédica, explica que somos seres emocionais e que todas as emoções são processadas por uma área específica do cérebro chamado sistema límbico, inclusive a sensação de prazer despertada com os risos.

“Rir está ligado às atividades prazerosas e a nossa tendência é buscar repetir tudo o que nos causa prazer. Para a saúde mental é importante que tenhamos momentos de bem-estar e relaxamento. Encontrar a satisfação nas coisas que estamos realizando é um fator primordial”, disse o psicólogo Carol.

Todos os lobos neurais fazem fronteira com essa área central responsável pelas emoções. O que vimos, ouvimos e sentimos, passam pelas emoções, estimulando a resposta física, por meio do riso.

Dar risadas contribui com a saúde aumentando as defesas orgânicas, melhora a circulação da pressão arterial, reduz os riscos de ataques cardíacos e combate o estresse, conhecido como mal do século. Além disso, ativa a liberação de neurotransmissores como a endorfina, serotonina, dopamina e oxitocina.

Com o simples movimento da boca no sentido de sorrir, mesmo sem vontade, é enviada uma mensagem de felicidade para o sistema nervoso, resultando na produção em massa dos neurotransmissores da felicidade. Uma risada leve envolve cerca de 12 músculos do rosto e uma gargalhada pode acionar aproximadamente 80 músculos caso o tórax, pernas e gargantas participem da ação.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.