Diagnóstico precoce é a melhor estratégia contra o câncer de próstata

0
219
“O estigma do toque retal deve ser superado pelos homens, que precisam fazer exames de diagnóstico precoce para o câncer de próstata, medida fundamental para alcançar bons resultados no tratamento”, alerta o médico oncologista Ramon Andrade de Mello, professor da disciplina de oncologia clínica da Unifesp, da Uninove e da Escola de Medicina da Universidade do Algarve (Portugal)
A campanha Novembro Azul foi criada para conscientizar o público masculino de medidas preventivas. A idade é um dos mais importantes fatores de risco, com aumento da incidência e mortalidade a partir dos 50 anos de idade. “Por isso, a recomendação é fazer exames periódicos a partir dessa fase da vida. O cuidado deve ser redobrado no caso de paciente com pai ou irmãos com esse tumor antes dos 60 anos”, explica o oncologista.Os estudos do Inca (Instituto Nacional de Câncer) mostram que esse é o segundo tumor cancerígeno mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. No mundo, aproximadamente 75% dos casos são diagnosticados em homens com idade a partir de 75 anos. “A minoria dos tumores da próstata pode evoluir de forma rápida e se espalhar para outros órgãos, levando à morte. A boa notícia é que a maioria cresce de forma lenta”, esclarece o pesquisador da Unifesp.

“No início, o câncer de próstata pode ser assintomático e apresentar sintomas similares aos do crescimento benigno do órgão”, explica Ramon de Mello. Segundo ele, os homens podem sentir dificuldade de urinar, necessidade de urinar muitas vezes durante o dia ou a noite. “Independentemente do grau desses sintomas, a orientação é procurar um médico”, alerta.

O médico ressalta que dor óssea, sintomas urinários, insuficiência renal ou até infecção generalizada são indicativos do tumor na próstata.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.