O turismo no Amazonas, assim como em todos os outros destinos mundiais, enfrenta um momento desafiador da pós-pandemia. Isso não impede, contudo, que o Estado se planeje e trabalhe para que aconteça a retomada desse setor tão importante na economia local. Pensando nisso, a redação do PORTAL W&G elaborou uma série destacando as novidades, os projetos futuros e o que o Estado reserva de melhor para seus turistas e habitantes.
Ao longo dos próximos dois meses, iremos publicar, sempre às sextas-feiras, entrevistas com grandes nomes do Amazonas que são especialistas no assunto. Nesta reportagem que dá início à série, o entrevistado é o atual diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Alonso Oliveira.
Alonso Oliveira é manauara, bacharel em Direito pela antiga Universidade do Amazonas (UA, hoje Ufam). Advogado trabalhista há mais de 30 anos, o atual diretor-presidente da Manauscult atuou como vereador da cidade de Manaus por dois mandatos, em 2013-2016 e 2019-2020. Além de militante do direito previdenciário, Alonso tem como bandeira de luta questões sociais e de assistência, tendo uma significativa atuação nas comunidades de Manaus.
Nesta primeira parte da entrevista, o titular fala sobre os planos da pasta para alavancar o turismo na região e, sobretudo, como melhorar a cidade para que ela, antes de mais nada, seja uma boa cidade para quem mora aqui. Confira:

Tendo em vista que comemorou-se, recentemente, o Dia Mundial do Turismo, o que a Manauscult tem preparado para alavancar o turismo daqui
O primeiro passo é organizar e cuidar de Manaus para que ela seja uma cidade boa para quem mora aqui, e assim ser uma boa cidade para o turista também. Em nove meses no comando da pasta, o prefeito David Almeida está trabalhando muito bem nesse ponto.
Em segundo lugar, precisamos organizar todo o setor produtivo do turismo para que os empresários possam se reerguer, gerar emprego e renda, criando oportunidade de fomento, linha de financiamento ou de apoio à questão tributária, enfim, fortalecer os empresários para que eles possam se reerguer e também estimular novos empresários a investir na cidade.
A terceira estratégia é qualificar e capacitar a mão de obra de Manaus, para que essas pessoas possam estar preparadas para esse novo momento que o turismo vai trazer para o mercado.
A outra estratégia é organizar a cidade para que não seja somente uma cidade cultural, mas uma cidade da pesca esportiva, do turismo de base comunitária, do turismo religioso e tudo isso nós estaremos apresentando para o Brasil e para o mundo.
Pode-se falar, então, que Manaus está vivendo uma fase de retomada do interesse do turista?
Estamos mitigando aos poucos os efeitos negativos causados no setor, em decorrência da pandemia da Covid-19. Estamos trabalhando em programas, projetos e ações para a retomada do turismo local, organizados em eixos de atuação como: preservação de empresas e empregos no setor de turismo; qualificação dos guias de turismo; implantação dos protocolos de biossegurança; e promoção e incentivo à viagens para Manaus, e aos poucos retomando o setor na nossa cidade.
Além disso, planejamos ações voltadas para o atendimento social a alguns segmentos do setor articulando com os organismos do trade turístico local, nacional e internacional com vistas a resgatar a imagem positiva de Manaus, promovendo e divulgando o destino para os brasileiros.
É um trabalho desafiador, mas estamos construindo todo esse processo e em 2022 vamos colocar Manaus no ranking dentre as 10 melhores cidades brasileiras do turismo.