A busca por exercícios físicos com foco na correção da postura e no alívio de dores nas costas tem crescido nas academias e não apenas entre os adultos e idosos. Adolescentes e jovens da geração Z também têm procurado atividades que fortaleçam a lombar e reduzam os desconfortos causados por má postura, muitas vezes associada ao tempo excessivo em frente às telas e ao uso contínuo do celular.
De acordo com o educador físico Gabriel Souza, da Fórmula Academia do Shopping Ponta Negra, para tratar esses casos, os exercícios mais recomendados são os de baixo impacto, que ajudam a estabilizar a coluna sem sobrecarregá-la.
“Musculação bem orientada, pilates, ioga, alongamentos e até a hidroginástica são boas opções para quem sente dor na região lombar ou cervical. Caminhada e bicicleta também são recomendadas. O importante é evitar atividades com impacto ou que envolvam torções do tronco com carga, como levantamento de terra ou agachamentos com barra pesada”, explica o profissional.
Ainda segundo Gabriel Souza, muitos quadros de dor estão ligados a vícios de postura adquiridos no dia a dia. “O tempo prolongado no computador ou no celular e a falta de consciência corporal têm provocado um aumento de queixas, inclusive entre adolescentes. Hoje, vemos jovens buscando treinos preventivos, o que antes era mais comum em faixas etárias mais altas”, ressalta.
Para a geração Z, o educador físico comenta que os treinos são personalizados, de acordo com a idade, com foco no fortalecimento, mobilidade e correção da postura. Ele reforça que é essencial procurar ajuda de um profissional para executar exercícios, quando o aluno apresenta dores específicas em uma ou mais partes do corpo.
“Com acompanhamento adequado, conseguimos estruturar treinos seguros, progressivos e eficazes, evitando o risco de agravar a dor ou desenvolver novas lesões”, explica o profissional da Fórmula Academia.