Educação & Carreira: Manaus recebe sexta edição do ‘Líderes que Inspiram’

0
15

Conectar experiências, sonhos e possibilidades é a missão do projeto “Líderes que Inspiram”, que há cinco anos promove uma escuta qualificada sobre caminhos profissionais a jovens atendidos por organizações da sociedade civil de diferentes locais do Brasil. Na próxima terça (29), a iniciativa de voluntariado social do Instituto Nelson Wilians (INW) retorna para sua sexta edição em Manaus, em parceria com o Instituto Ágape.

A ação será realizada de 13h30 até 17h na sede da entidade privada sem fins lucrativos, que, desde 2015, auxilia crianças, adolescentes e mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica na zona norte da capital amazonense, mais precisamente no bairro Monte das Oliveiras. O novo encontro resultará em uma mentoria profissional individualizada a 50 jovens, beneficiários da organização.

Presidente do INW – braço de responsabilidade social do escritório Nelson Wilians Advogados (NWADV) –, a advogada e administradora Anne Wilians detalha que a nova edição será estruturada em diferentes etapas, desde apresentação dos voluntários (profissionais do NWADV) à elaboração de planos concretos para os jovens alcançarem seus objetivos profissionais e educacionais.

“Primeiramente, os voluntários contarão suas histórias, com o objetivo de inspirarem e fazerem os jovens entenderem que há diferentes trajetórias possíveis para o sucesso profissional. Em seguida, serão divididos pequenos grupos, cada qual com um mentor, em que será aplicado o conceito japonês Ikigai, que significa ‘razão de ser’ ou ‘motivo para viver’. É um guia para alinhar paixão, missão, vocação e profissão”, pontua.

Na sequência, os jovens realizarão uma análise Swot – ferramenta de gestão estratégica que avalia forças (strengths), fraquezas (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats) – voltada ao próprio desenvolvimento, em que elencarão suas habilidades e competências, os pontos que precisam de melhoria, os fatores externos que podem aproveitar e os desafios externos que podem dificultar o progresso. Por último, constroem um plano de voo, definindo estratégias e ações a serem realizadas nos próximos seis meses.

“É uma forma de aproximar a juventude de suas metas profissionais e educacionais”, salienta a presidente do INW, que atua desde 2017 pela democratização de oportunidades e a mitigação das desigualdades sociais existentes no país.

atual presidente do Instituto Ágape, Luana Rodrigues, espera que o “Líderes que Inspiram” impulsione a comunidade jovem a visualizar melhor seu futuro. De acordo com ela, o projeto se alinha com a missão da organização social, que também busca contribuir com a redução das desigualdades sociais por meio de ações humanitárias nas periferias de Manaus.

O Instituto Ágape possui um trabalho de inclusão produtiva, realizando orientação profissional, cursos profissionalizantes e oferta de vagas de emprego por meio de parcerias. “Atualmente, nossas principais atividades estão voltadas para educação de crianças e adolescentes e empreendedorismo feminino. Desde 2015, aproximadamente 800 alunos participaram do nosso projeto de reforço escolar gratuito, 100 mulheres já participaram de nossos cursos e oficinas e mais de 1.000 pessoas já receberam ajuda por meio de doação de cestas básicas, roupas e calçados em ações emergenciais”, assevera Luana.

Escuta Ativa

Criado em 2020, o “Líderes que Inspiram” é voltado a jovens de 15 a 29 anos atendidos por organizações sociais e tem como base a construção de vínculos reais. A capital amazonense é palco de edições do projeto desde 2022, o que já impactou diretamente 607 jovens da região.

Gerente de Projetos Sociais do Instituto, William Ruiz comenta que os mentores são capacitados para atuarem com empatia e escuta ativa, apoiando os participantes na tomada de decisões, no fortalecimento da autoestima e na ampliação de repertórios sobre o mundo do trabalho.

“A mentoria estimula os jovens a refletirem sobre suas habilidades, valores e objetivos pessoais e alinharem com suas escolhas profissionais. São realizadas orientações sobre como buscar vagas, programas de estágio, cursos técnicos, superiores ou capacitações e outras portas de entrada para o mercado de trabalho”, ressalta.

Diretora jurídica da filial amazonense do NWADV, a advogada Mariana Monte Alegre Serafim enfatiza que a iniciativa de voluntariado social nasceu com a proposta de beneficiar juventudes com ações transformadoras, acesso à informação sobre direitos, estímulo à cidadania ativa e fomento da cultura da legalidade.

“Os relatos colhidos nas edições anteriores mostram que as mentorias ajudam a transformar perspectivas e criam oportunidades concretas de mudança de vida. Para muitos dos jovens participantes, é a primeira vez que têm acesso a uma escuta qualificada sobre carreira, escolhas de vida e caminhos profissionais. Mais do que um evento pontual, o ‘Líderes que Inspiram’ busca gerar impacto contínuo. Acreditamos que o intercâmbio de experiências promovido pelo projeto pode inspirar e empoderar a juventude”, finaliza.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.