Ao completar três décadas, a CASACOR Rio Grande do Sul realiza uma das suas edições mais emblemáticas, ao levar o evento para a sede histórica da Instituição Pia Chaves Barcellos, erguida no ano de 1923, em Porto Alegre. O evento, que segue até o dia 02 de outubro, ocupa uma área total de 3.500m², apresentando as principais tendências de arquitetura, design e paisagismo em 40 ambientes concebidos por um elenco de 70 profissionais. E a Duratex, considerada a maior produtora de painéis de madeira industrializada do Hemisfério Sul, está presente nessa edição com um espaço proprietário, assinado pelo arquiteto Luiz Sentinger e em mais seis ambientes de destaque na mostra gaúcha.
Com 80m² e pé direito generoso, o espaço da Duratex, denominado Dois Tempos, é composto por uma sala de estar com lareira, que se integra à cozinha, com ilha gourmet e mesa de jantar. O espaço, que é banhado pela luz natural através de duas grandes janelas, tem linhas puras e uma paleta sóbria, que é “quebrada” pela presença do padrão Azul Astral, lançamento da Coleção Desperte, na linha Velluto, em composição com o Palha, outra novidade da marca. Os padrões podem ser vistos na cozinha do espaço. Já para revestir as paredes, Luiz especificou o padrão Carvalho Hanover que, com catedrais e tom de mel queimado, cria uma sensação de movimento ao ambiente. O mesmo padrão também foi usado na estante, nichos e lareira.

Quem também usou os produtos da Coleção Desperte foram os profissionais da KV Arquitetura e FM Arquitetura. Responsáveis pelo projeto do Ateliê do Design de Óculos, da loja Gustavo Eyewear, o ambiente foi inspirado pela arte e traz o infinito e particular como leitura de uma arquitetura comercial focada nas sensações visuais. Com cores sóbrias no mobiliário, que foi produzido com o padrão Bolero, da linha Conceito, as obras de artes da artista Ângela Zaffari ganham destaque no espaço que se que propõem a trazer possibilidades, vivências, oportunidades e cultura através da arte, mudando a forma de uma loja tradicional para uma loja de sensações.
O padrão Bolero também foi eleito pela arquiteta Sabrina Sbardelotto na produção dos nichos do Home Office Versatille. Compacto, o ambiente foi projetado pensando na polivalência dos mobiliários para tornar o espaço flexível. Paralelo a isso, o espaço foi transformado em um lugar de sofisticação com materiais cheios de tecnologia e usados com o objetivo de transmitir acolhimento, tranquilidade e fluidez, bloqueando o caos do mundo exterior e criando uma conexão com o mundo natural através das texturas utilizadas e da vegetação. Considerando esse contexto, Sabrina também utilizou o padrão Verde Floresta, outro lançamento da Coleção Desperte, para revestir uma das paredes e em parte do mobiliário.

Em sua sexta participação em CASACOR Rio Grande do Sul, Juarez Cruz apresenta o Estar 22#ZERO2, projeto de 44m² com ambientes fluidos e minimalistas, contemplando hall de entrada, estar íntimo e home office. Baseado na filosofia Lagom, que significa “nem muito, nem pouco, mas o suficiente”, o designer investiu em uma paleta de cores neutras e toques de madeira, conferindo sofisticação a soluções simples que integram os ambientes. No hall de entrada, minimalista, surge uma caixa de marcenaria no padrão Palha, para que o visitante possa limpar a mente antes de entrar no ambiente. Já no home office, a marcenaria com linhas simples, produzida no padrão Absoluto, da Coleção Essência, envolve todas as paredes, deixando o ambiente mais intimista.

Outra madeira brasileira escolhida pelo elenco da CASACOR Rio Grande Sul foi o Jequitibá Rosa. O padrão, que apresenta desenho elegante e tonalidades levemente aquecidas, está presente na Casa Alma, projeto assinado por Joana & Manoela Arquitetura. Com 80m², o espaço multifuncional valoriza a casa como refúgio, destacando a qualidade de vida domiciliar, seja em a família ou com amigos. O padrão da Duratex pode ser visto no revestimento de todas as paredes e no mobiliário madeirado, despertando os sentidos e criando um acervo de memórias para os moradores.
