A Galeria de Arte da Ufam (GAU) recebe, a partir desta sexta-feira (16/5), às 14h, a exposição “Expressão Feminina: Mulheres Artistas no Acervo do Caua”, em parceria com o Centro de Artes da Ufam (Caua), que reunirá 31 obras com estilos e técnicas diversas, valorizando o trabalho das artistas da região Norte.
A mostra estará aberta ao público até o dia 13 de junho, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, com entrada gratuita. A GAU está localizada no primeiro andar do Centro de Convivência do Setor Norte do campus universitário, no bairro Coroado.
Com curadoria da diretora do Caua e professora da Faculdade de Artes (Faartes), Priscila Pinto Maisel, e do professor da Faartes e coordenador da GAU, Paulo Simonetti, a exposição tem entre as obras selecionadas trabalhos de Bernadete Andrade e Auxiliadora Zuazo, que marcaram gerações na arte amazonense desde a década de 1980.
Também serão apresentadas obras das artistas Samantha Karlia, Helen Rossy, Iva Tai, Priscila Pinto, Naia Arruda, Raquel Matos, Hadna Abreu, Bruna Mazzotti, Priscila Passos, Suely Ojara, Adriana Velikova, Lu Silva, Flor de Oliveira, Rita Queiroz, LinduÍna Mendes, Itacy Bittencourt, Silvia Feliciano, Gabi Lira, Monik Ventilari, Regina Rabello, Caroene Neves, Gisele Riker, Ana Paula Vieira, Tiana Sampaio – todas da Coleção Caua, demonstrando a variedade do acervo da universidade.
Segundo os curadores, o acervo do Caua se destaca como o segundo maior com obras de artistas mulheres em coleções públicas de Manaus. “Ele está organizado em duas grandes coleções: a Coleção Caua, que vem sendo formada desde os anos de 1990, fruto de doações de colaboradores e de artistas que realizaram exposições na Galeria do Caua; e a Coleção Thiago de Mello, incorporada ao acervo em 2017, composta por obras que pertenceram à coleção particular do escritor e poeta amazonense Thiago de Mello, mesclada por obras de artistas brasileiros e por artistas sul-americanos”, explicam.
Sobre os organizadores
O Centro de Artes da Ufam (Caua) é um órgão suplementar que tem, entre seus objetivos, apoiar e difundir manifestações artísticas diversas, assim como disseminar o acervo de artes visuais do próprio Caua, composto por cerca de mil obras, entre pinturas, gravuras, serigrafias, aquarelas, fotografias, desenhos e instalações. Com a organização e catalogação do acervo na gestão da professora Priscila Pinto, a partir de 2017, ele tornou-se fonte de informação para a pesquisa, contribuindo para a produção de conhecimentos em Artes Visuais.
Idealizada e criada em 2016, pela professora Kasmin Alves Biscaro Carnevali, a Galeria de Arte da Ufam (GAU) é um programa de extensão vinculado à Faculdade de Artes (Faartes), que visa fomentar ações mediadoras para aproximar o público das produções artísticas amazônicas, brasileiras e internacionais, levando-o a vivenciar a arte na profusão de sentidos que possui.
A GAU também tem o objetivo de propor ações mediadoras voltadas ao público universitário e à comunidade em geral. O espaço recebe mostras didáticas dos discentes e professores da Faartes, além de exposições com artistas convidados. Atualmente, é coordenada pelo professor Paulo Simonetti e pela professora Mariene Mendonça.