terça-feira, 2 julho, 2024
terça-feira, 2 julho, 2024

I Jornada de Psicanálise de Manaus reúne profissionais de diversas regiões do Brasil

Em

A quem se destina a psicanálise? Este será um dos temas presentes nas mesas de debates da I Jornada de Psicanálise de Manaus, que reunirá, nos dias 9 e 10 de setembro, no Hotel Blue Tree Premium Manaus, psicanalistas de diversas cidades brasileiras. “Lacan e a clínica psicanalítica” é o fio condutor dos debates, destinado a psicanalistas, psicólogos, psiquiatras e demais profissionais de saúde , além de professores, estudantes, pesquisadores, e outras pessoas da capital amazonense interessadas na experiência psicanalítica.

O encontro é realizado pelo Laço Analítico/ Escola de Psicanálise (LAEP), cuja finalidade é a formação de psicanalistas, transmissão da psicanálise e exercício da prática psicanalítica.  Segundo Luciano Elia, um dos fundadores da LAEP, a Psicanálise é um campo de saber e práxis que, longe de esgotar-se, como muitos pensam, numa técnica de tratamento do sofrimento psíquico que só interessaria aos seus operadores (psicanalistas, estudantes e usuários), é um modo de pensar, ler e experimentar o mundo tão íntimo quanto coletivo, tão pessoal quanto social, tão do um só quanto de todos.

A I Jornada de Psicanálise de Manaus é também a 24⁰ Jornada Intersedes do Laço Analítico/Escola de Psicanálise. Fundado em 2000, em Varginha (MG), o LAEP existe sob a modalidade de intersedes e tem sedes em cinco cidades brasileiras: Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), Varginha (MG), Cuiabá (MT) e Manaus (AM), além de núcleos em Lavras (MG), Cacoal (RO), Rondonópolis (MT) e São Paulo (SP).

A mesa de abertura, dia 9, às 9h30, será comandada pela psicanalista Célia Mota da Cunha, da Subsede de Manaus. Da capital amazonense também estarão presentes as psicanalistas Paula Sato Lopes e Astrid da Fonseca Caminha. Entre outros temas que serão abordados nos dois dias de debates, estão: Homossexualidade na Clínica Lacaniana, Direção do Tratamento na Clínica Pública de Saúde Mental, Considerações sobre o racismo a partir do Espelho em Lacan, Automutilações e Ideações suicidas na adolescência e sua relação com o desejo e A Neurose Obsessiva na Mulher.

“O encontro da psicanálise com uma cidade da complexidade de Manaus deve ser difundido e celebrado. A população manauara precisa compartilhar essa experiência, conhecer os novos recursos que uma Escola de Psicanálise lhe traz, sem esquecer os pioneiros que a precederam e trouxeram a psicanálise até aqui”, diz Luciano Elia, diretor da subsede do Rio de Janeiro e professor titular da UERJ.

Sobre o LAEP: Adotando os princípios estabelecidos por Lacan de uma Escola de psicanálise, o LAEP visa, em todas as suas atividades, a transmissão da psicanálise, e acolhe aqueles que, para além da disposição para esta transmissão, ao mesmo tempo como seus agentes e como sujeitos por ela afetáveis, dispõem-se também ao ato suplementar pelo qual visam agenciar o discurso analítico como psicanalistas. As atividades de transmissão da psicanálise e de formação de analistas no LAEP podem ser abertas à participação dos interessados (psicanalistas, psicólogos, psiquiatras, demais profissionais de saúde e de outras áreas, estudantes e estudiosos em geral).

SERVIÇO:

I Jornada de Psicanálise de Manaus / 24⁰ Jornada Intersedes do Laço Analítico/Escola de Psicanálise.

Inscrições: www.sympla.com.br/laepmanaus

Mais Informações: www.lacoanalitico.com.br

Whatsapp: (92) (92) 99193-7550

 

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.