Karú Amazon leva sabores e tradições dos povos da Amazônia para a NaturalTech

0
241

A startup de bioeconomia Karú Amazon apresenta toda a alquimia de sabores, aromas e tradições dos povos da Amazônia para a vitrine da maior feira de produtos orgânicos e naturais da América Latina, a NaturalTech, que está acontecendo em São Paulo.

A startup amazonense que comercializa produtos como peixes regionais e molhos defumados é um dos destaques do evento, cuja expectativa é reunir mais de 40 mil visitantes no Pavilhão de Exposições do Anhembi.

“O processo de comercialização é muito complexo e um dos itens mais importantes é a validação dos produtos, sua divulgação e comunicação com os diversos players. A feira centraliza tudo isso. É a oportunidade de contactar com esses diversos públicos em um só lugar”, afirma o sócio proprietário da Karú Amazon, Glauco Francesco Louzeiro.

Nos mais de 42 mil metros de exposição, a NaturalTech está reunindo mais de 700 expositores, mais de 1.400 marcas de todo o Brasil e também de outros 24 países. Referência em negócios do segmento, a feira promete movimentar bilhões de reais nos quatro dias de evento.

Para se destacar nesse universo, é preciso ter um diferencial. Nesse sentido, a Karú Amazon chega disposta a potencializar sua marca e os canais de divulgação de seus produtos. “É um ambiente propício para se relacionar e medir o interesse do consumidor final nos produtos, bem como criar network e gerar negócios”, observa Glauco Louzeiro.

“São clientes que têm uma cultura gastronômica, ou seja, o hábito de consumir produtos gourmet, gosta de experimentar novos produtos, está ávido por novos sabores, texturas e aromas. E isso os defumados da Karú entregam”, destaca o sócio-proprietário.

Técnica milenar  

No catálogo de produtos comercializados estão o pirarucu e tambaqui, além de especiarias e molhos feitos como ingredientes naturais, como pimenta de cheiro e jambu. A técnica de defumação é baseada no processo milenar utilizado por muitas civilizações para conservar e dar sabor aos alimentos sem a utilização de conservantes artificiais.

“Nos processos tradicionais se usa madeiras como a macieira e de frutas cítricas, no caso da Karú é utilizada o Cumaru, madeira da região e já utilizada na culinária, conhecida como a baunilha brasileira ou amazônica. Isso resulta em um sabor diferenciado e marcante, proporcionando ao cliente uma experiência única e inesquecível”, explica Glauco.

Desenvolvimento sustentável

O sócio-proprietário da Karú Amazon explica que todas as matérias-primas adquiridas têm origem certificada ou autorizada. “Com relação ao pirarucu, nossa principal matéria-prima, sua origem é de área de manejo, ou seja, áreas protegidas e que são reservas sustentáveis”.

Com origem comprovada através de certificação, a produção da startup contribui com o desenvolvimento sustentável da região. “Temos esse compromisso. Apoiamos toda a cadeia produtiva, com a geração de renda aos povos produtores das nossas matérias primas”, afirma Glauco.

Somente com a aquisição feita junto à Associação dos Produtores Rurais de Carauari (ASPROC), uma das comunidades do Alto Juruá, o negócio impacta mais de 250 famílias de forma direta.

Expansão

Funcionando atualmente em um espaço de 210 metros quadrados dentro do Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial (CIDE) e contando com a parceria da Axcell Aceleradora de Negócios, a Karú Amazon tem seus produtos comercializados em Manaus nas redes de empórios, como o Pátio Gourmet, Yroyak e Empório Rodrigues, além de restaurantes.

A ideia é expandir os negócios e a participação da NaturalTech 2023 vem para contribuir com esse plano. “A Karú é em sua essência uma empresa disruptiva, então está no nosso DNA a inovação. Já iniciamos novas linhas de produtos, potencializando as nossas matérias-primas, ou seja, a Karú sempre irá surpreender”, afirma Glauco Louzeiro.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.