Levantamento mostra 6 principais motivos para realização de terapia

0
216
Mature psychiatrist making notes during the session with female client

Um levantamento realizado pelo Zenklub, maior especialista em cuidado emocional corporativo do país, elencou as 6 principais taxonomias mencionadas por pacientes para a realização de terapia – ou seja, o motivo que o paciente elenca para iniciar a sua sessão com o especialista. Entre os principais temas estão: Ansiedade, Autoconhecimento, Autoestima, Relacionamentos e conflitos familiares ou Relacionamentos e conflitos amorosos, além de Angústia.

Para a análise, a startup analisou um universo de aproximadamente 500 mil sessões de terapia entre janeiro de 2021 e julho de 2022. As taxonomias Autoconhecimento e Ansiedade são as  mais recorrentes durante as sessões, sendo, em média, as razões de 15% (autoconhecimento) e 10% (ansiedade) das consultas realizadas em julho de 2022.

Em julho do ano passado, o Autoconhecimento chegou a ser responsável por 18% dos motivos para a realização das sessões. Já a Ansiedade, teve o seu pico em fevereiro de 2021, chegando a quase 16% dos motivos das consultas. No entanto, quando olhamos para o mês de julho de 2022, a Ansiedade como origem das sessões teve uma queda de 23%.

Já os demais motivos mencionados, como Autoestima, Relacionamentos e Angústia representaram, em média, 5% dos motivos para as sessões realizadas – variando entre 7% a 4% durante o período avaliado. De acordo com Rui Brandão, CEO e cofundador do Zenklub, a pandemia foi um divisor de águas e deu mais abertura para falar sobre temas relacionados à saúde mental. “Ao mesmo tempo em que o trabalho entrou na casa de muitos e também vivemos períodos de luto, as emoções ficaram mais evidentes e as pessoas passaram a externalizar as dificuldades emocionais e buscar ajuda e autoconhecimento para lidar com as adversidades”.

O especialista também comenta que, apesar de longo, cuidar da saúde emocional é um caminho sem volta, especialmente no ambiente corporativo. “O número de empresas se abriu para dar suporte emocional para seus colaboradores, mas o índice de bem-estar do trabalhador brasilieiro ainda é médio e 64% dos trabalhadores não têm nenhum benefício para cuidar da saúde mental. Claro que as sessões de terapia são apenas o primeiro pilar dessa jornada de bem-estar e da criação de uma cultura que ofereça segurança psicológica para o colaborador, no entanto, é necessário começar por algum lugar em que essas pessoas comecem a externalizar o que sentem”.

Atualmente, o Zenklub é responsável pela cobertura de mais de 300 mil vidas e conta com mais de 400 empresas como clientes. Além disso, o número de profissionais da plataforma, incluindo psicólogos, psicanalistas e terapeutas chegou a 4 mil.

Mais do que oferecer sessões com especialistas, o Zenklub trabalha com uma metodologia baseada em ciência, dados e tecnologia que permitem mensurar a saúde e bem-estar dos times e, a partir do diagnóstico, criar programas personalizadas de cuidado, prevenção e educação, além de oferecer inteligência de dados analíticos e comportamentais para atuação na estratégia de pessoas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.