O renomado ator Val Kilmer faleceu nesta terça-feira, 1º de abril de 2025, aos 65 anos, em sua residência em Los Angeles, Califórnia, devido a complicações de uma pneumonia. A informação foi confirmada por sua filha, Mercedes Kilmer, ao jornal The New York Times.
Nascido em 31 de dezembro de 1959, em Los Angeles, Val Kilmer iniciou sua carreira no teatro antes de alcançar fama no cinema. Ele ficou amplamente conhecido por seus papéis marcantes em filmes como “Top Gun” (1986), onde interpretou o piloto Tom “Iceman” Kazansky; “The Doors” (1991), no qual deu vida ao lendário músico Jim Morrison; e “Batman Eternamente” (1995), assumindo o papel do icônico super-herói.
Em 2014, Kilmer foi diagnosticado com câncer de garganta, submetendo-se a tratamentos que incluíram traqueotomias, o que afetou significativamente sua voz. Apesar dos desafios de saúde, ele continuou ativo na indústria cinematográfica, participando de projetos como “Top Gun: Maverick” (2022), reprisando seu papel como Iceman.
A notícia de sua morte gerou uma onda de homenagens de colegas e fãs. O ator Josh Brolin descreveu Kilmer como “inteligente, desafiador e corajoso”, enquanto o diretor Michael Mann destacou sua versatilidade e talento únicos.
Val Kilmer deixa dois filhos, Mercedes e Jack, frutos de seu casamento com a atriz Joanne Whalley, de quem se divorciou em 1996.