De 30 de maio a 1 de junho, o Shopping Ponta Negra vai ser o palco do “Open Ponta Negra de Pickleball”, esporte de raquete que combina elementos do tênis, badminton e tênis de mesa que é febre no Brasil e vem conquistando cada vez mais adeptos também em Manaus.
O campeonato, que vai acontecer em cinco quadras montadas no estacionamento coberto G1, terá jogos oficiais na sexta (30) à noite, das 18h às 21h30, sábado o dia inteiro, das 9h às 21h, e das 10h às 18h de domingo. Além das partidas, quem for ao evento poderá participar da Pickleball Experience, uma ação especial que vai permitir aos visitantes do shopping vivenciar a prática do esporte, contribuindo para a promoção da modalidade de forma interativa, contou o coordenador do evento e presidente da Federação Amazonense de Pckleball, Rogério Marchioretto.
“A proposta principal do “Open Ponta Negra” é expandir a prática do Pickleball no Amazonas, dar visibilidade aos nossos parceiros, incentivar hábitos saudáveis e fortalecer o ranking oficial, impulsionando atletas para competições nacionais. E a parceria com o Shopping Ponta Negra é estratégica para atingirmos esses objetivos. Será o maior evento da modalidade já realizado no Amazonas”, disse Rogério.
A coordenadora de Marketing do Shopping Ponta Negra, Luana Coelho, destaca que, além de contribuir para a divulgação do esporte em Manaus, a parceria promove a prática de atividades físicas. “Aproximar o esporte do público é uma forma de estimular a prática de atividades físicas e um estilo de visa mais saudável e ativo, e é isso que visamos ao trazer essa ação para os nossos clientes. Além, claro, de apoiar o esporte e os atletas locais”, disse Luana.
O esporte
Jogado em uma quadra menor que a de tênis (do tamanho de uma quadra de badminton de duplas), com uma rede mais baixa, bolas perfuradas de plástico e raquetes sólidas, o objetivo do Pickleball é passar a bola por cima da rede, de forma que o oponente não consiga devolvê-la. Uma das regras mais distintivas é a “zona de não-voleio” (ou “cozinha”), uma área próxima à rede onde os jogadores não podem dar voleio na bola (bater sem que ela quique no chão), o que adiciona um elemento estratégico ao jogo.
Rogério explica que o fácil aprendizado, que permite que iniciantes se divirtam desde a primeira partida, o fato de ser um esporte de baixo impacto e acessível independente do condicionamento físico e a versatilidade, uma vez que pode ser jogado individualmente ou em duplas, em ambientes internos e externos, contribuem para o crescimento mundial que o Pickleball vem tendo mundo afora e, recentemente, também no Brasil.
“Sua popularidade no Brasil e em Manaus especificamente é mais recente, mas intensa”, conta Rogério, que destaca o papel da Federação Amazonense de Pickleball (FAP) nesse processo, organizando eventos e torneios que atraem um número crescente de praticantes. Em abril, Manaus sediou seu primeiro campeonato oficial de Pickleball, um marco importante que demonstrou a força e o entusiasmo dos adeptos locais, lembrou Rogério.
“Clubes e academias têm adaptado ou construído quadras dedicadas ao esporte, e a própria comunidade de jogadores tem se organizado para expandir sua presença. Este crescimento reflete uma busca por atividades físicas mais acessíveis, divertidas e sociais, que o Pickleball entrega com maestria. Acreditamos que a visibilidade em um espaço como o Shopping Ponta Negra seria um impulsionador fundamental para consolidar ainda mais o esporte em Manaus e atrair novos adeptos”, disse Rogério.