Conheça os benefícios de usar protetor solar além do rosto

0
237

Além da incidência de câncer de pele, uma das maiores preocupações no verão são as queimaduras solares. Elas podem acontecer em qualquer lugar, principalmente nas regiões mais negligenciadas do corpo como pés, orelhas, mãos e no couro cabeludo.

Como prevenir o problema nessas áreas? Primeiro é importante entender que a queimadura solar ocorre quando a radiação ultravioleta atinge a camada superficial da pele e desperta os seus mecanismos de defesa, ferindo suas células e desencadeando um processo inflamatório agudo. “Essas lesões ocorrem pela exposição solar inadequada, seja por excesso de tempo ou pelo uso inadequado do protetor solar”, explica o dermatologista dr. Alberto Cordeiro, à frente da Clínica Hōraios.

Para cuidar das regiões “menos comuns” do corpo o dermatologista recomenda. “Além do uso do protetor solar, o ideal é associar com outras formas de proteção como roupas, especialmente as com proteção ultravioleta, chapéu e óculos escuros”.

O cuidado com a aplicação do filtro é fundamental para o cuidado ser mais eficiente. “Ele deve ser aplicado de preferência antes da exposição solar, em todo o corpo, e reaplicado a cada duas horas ou até mesmo antes caso ocorra transpiração ou umidade”, completa Dr. Alberto.

Vale lembrar que dias nublados diminuem apenas 20% a 30% da radiação ultravioleta. “As piores lesões de queimadura são em dias fechados, é comum acreditar que não há radiação solar e acabam descuidando, é preciso ter atenção”, finaliza o médico.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.