O shopping Manaus ViaNorte está participando da campanha nacional #TodosPorElas, em celebração ao Dia Internacional da Menina, comemorado na próxima segunda-feira, dia 11 de outubro, e que incentiva a doação de absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade social. Quem quiser participar, pode fazer a doação nos pontos espalhados pelo centro de compras.
A campanha é uma iniciativa da rede que administra o empreendimento, a Saphyr Shopping Centers, em parceria com os clubes do Girl Up Brasil, movimento global da Fundação das Nações Unidas voltado à igualdade de gênero. A ação faz um alerta para os impactos da falta de acesso a produtos de higiene íntima na vida de mulheres em situação de vulnerabilidade social.
Com a iniciativa, a Saphyr e o shopping Manaus ViaNorte pretendem ajudar na redução dos impactos do que se chama pobreza menstrual. Todos os absorventes arrecadados na campanha, em Manaus, serão doados para o Núcleo de Assistência à Criança e à Família em Risco (NACER), que desde 2015 acolhe adolescentes e também promove projetos sociais beneficiando mulheres em situação de rua e apoiando famílias que precisam de ajuda social.
“A pobreza menstrual impacta jovens no mundo inteiro. Os números mostram que meninas sem acesso a produtos de higiene íntima deixam suas atividades do dia a dia e muitas vezes são levadas à evasão escolar, alimentando a desigualdade social entre homens e mulheres depois na fase adulta. Com nossa presença em quase todo o país, buscamos com a campanha sensibilizar as pessoas para esse desafio, que carrega a desigualdade social de forma estrutural também no Brasil”, explica Melissa Ludovico, gerente de Marketing da Saphyr Shopping Centers.
Os dados são alarmantes! De acordo com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), mais de 4 milhões de meninas brasileiras não têm acesso a itens de cuidados menstruais nas escolas e uma a cada 10 deixam de assistir aulas quando estão menstruadas. Uma pesquisa realizada pelo Girl Up Brasil, que já apoiou mais de 150 grupos de meninas em mais de 20 estados somente no Brasil, aponta que uma a cada quatro adolescentes brasileiras não têm condições financeiras de comprar absorventes. O resultado é o abandono a atividades do dia a dia, menor aprendizagem e consequente menor qualificação profissional na fase adulta, além dos impactos emocionais como timidez e insegurança, por exemplo.
Para saber mais sobre pobreza menstrual e formas de ajudar meninas sem acesso a cuidados pessoais, a Saphyr Shopping Centers recomenda acessar https://portuguese.girlup.org/. O cinema também deu destaque ao tema, com o documentário premiado pelo Oscar Absorvendo o Tabu.