A sociedade evoluiu e, consequentemente, o mercado e o jeito de fazer negócios. O que antes se resolvia em um modelo transacional – focado em compras simples e rápidas, sem interações extensivas –, agora exige estratégias mais apuradas e pensadas para o desenvolvimento de um relacionamento fidelizado entre quem vende e seus consumidores.
Empresário com mais de 15 anos de experiência, o sócio e diretor comercial do grupo Pará Cabos, Rafael Amorim, pontua que a utilização de técnicas de vendas é essencial para os negócios, pois transformam a venda transacional em relacionamentos duradouros, aumentando a fidelização e o valor do cliente ao longo do tempo.
Dentre as estratégias, o empresário – formado em Marketing pela Universidade Paulista (Unip) e em redes de computadores pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) – destaca o estabelecimento de conexões. “Na minha visão, uma das ferramentas mais poderosas no ambiente de vendas atual é o relacionamento. O conceito vai além da simples transação comercial: trata-se de estabelecer conexões genuínas com os clientes, desenvolvendo um networking sólido, que gera confiança e preferência. Você vende não apenas pelo produto, mas pelo relacionamento construído”, pontua.
Outra dica se refere a sair da zona do conforto e fazer visitas presenciais ao cliente, entendendo suas necessidades in loco. “É comprovado que quem visita mais, vende mais, pois cria vínculos mais fortes e identifica oportunidades que não seriam percebidas remotamente”, ressalta o especialista.
Amorim também destaca outros mecanismos: ter atenção genuína às características de cada cliente (estado civil, hobbies, preferências) para personalizar a abordagem e facilitar o relacionamento; e tornar toda a jornada do cliente a mais agradável e memorável possível, desde o primeiro contato até o pós-venda, garantindo uma experiência positiva. “Isso transforma os clientes em defensores da marca e promotores do negócio”, observa.
De acordo com o empresário, esses princípios são aplicáveis a absolutamente todos os nichos, seja vendendo produtos, serviços, ideias ou soluções. “Não há restrições significativas, apenas adaptações necessárias conforme as particularidades de cada segmento”, reforça.
Jornada como Facilitador
Há seis anos, Amorim faz questão de compartilhar suas experiências e aprendizados com outros profissionais do mercado, contribuindo para o desenvolvimento e aprimoramento de suas habilidades comerciais. “Após acumular extensa experiência no setor de vendas, iniciei em 2019 minha jornada como facilitador e treinador na área”, declara.
Em seus treinamentos, o empresário – que também é idealizador do “WowCastt” (inicialmente batizado de “Parazim no Podcast”), recheado de histórias de empreendedorismo e cases de sucesso – aborda tanto as técnicas avançadas de vendas, como construção de legado no relacionamento com clientes e estratégias eficazes de retenção de clientes. Além disso, faz questão de apresentar o Método de Vendas e Performance (MVP), criado por ele e mais dois sócios para atender diferentes áreas do negócio, como gestão (visão geral), vendas e marketing digital.
“Durante esta trajetória, tive a oportunidade de compartilhar conhecimentos não apenas com meu próprio time como também com dezenas de equipes de diferentes segmentos. Este trabalho tem permitido fortalecer o setor de vendas em diversas organizações, contribuindo para a formação de profissionais mais preparados para os desafios do mercado atual”, enfatiza.
Segundo ele – que também já palestrou na Feira do Empreendedor 2024 e no Encontro Manauara de Marketing Digital 2025 –, a eficácia de todos essas técnicas pode ser mensurada por meio de métricas e indicadores específicos, que incluem principalmente volume de vendas (crescimento mês a mês), taxa de conversão de leads, ticket médio, índice de recompra, Net Promoter Score (NPS), tempo médio do ciclo de vendas e taxa de retenção de clientes.
“Normalmente, em um período de dois a três meses após a adoção consistente das técnicas, já é possível visualizar tendências claras. Empresas que implementam estas metodologias consistentemente apresentam resultados superiores em métricas de crescimento e fidelização”, finaliza.