Contribuindo para aumentar a visibilidade da arte contemporânea amazonense, a artista Rafaela Kennedy está em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (CCBB-SP) até o dia 7 de abril – um dos mais importantes espaços de divulgação cultural e artística do Brasil, e atual sede da exposição Indomináveis Presenças.
Em um momento de maior valorização das artes negras, indígenas e LGBTQIAPN+, a artista visual traz novas perspectivas às artes brasileiras, com obras que celebram narrativas afro-indígenas. Através de suas fotografias, a artista tem representado o Amazonas pelo Brasil, primeiro no CCBB Brasília e agora em São Paulo.
Integrante da mostra Indomináveis Presenças, Rafaela Kennedy é uma artista visual amazonense que utiliza a fotografia para reescrever histórias apagadas pela colonização, abordando suas raízes indígenas e diversidades de gênero. Como travesti e pessoa de ascendência indígena e negra, Rafaela naturaliza e valoriza corpos que estão à margem da representação, criando novas imagens que rompem com estereótipos presentes no imaginário coletivo. Artista com destaque internacional, em 2022 ela ganhou o prêmio “Woman Artist Residency Award” na Zona Maco, uma feira de arte que acontece anualmente na Cidade do México. Já em 2023, esteve em Londres, onde participou da exposição “REBOJO”, composta por uma série de 13 obras fotográficas realizadas na Vila de Joanes, na Ilha do Marajó, no Pará.
Uma realização da AfrontArt – Quilombo Digital de Arte, a Indomináveis Presenças tem curadoria de Luana Kayodè, empresária e pesquisadora com mais de 20 anos de carreira na produção e gestão artística cultural, e Cíntia Guedes, pesquisadora, artista indisciplinada e professora na Universidade Federal da Bahia (UFBA) no Instituto de Humanidades Artes e Ciências Professor Milton Santos – IHAC.
“Contar com Rafaela Kennedy em nossa exposição é muito positivo. Ela é uma artista que enriquece a Indomináveis Presenças, adicionando novas perspectivas as artes contemporâneas, com foco em narrativas afro-indígenas e LGBTQIAPN+, além de representar muito bem o estado do Amazonas”, destaca Luana Kayodè.
“Rafaela produz imagens de dignidade para pessoas e famílias trans e travestis. Suas fotografias são carregadas de afeto e contam sobre uma história e um cotidiano ignorado e invisibilizado. Já nos trabalhos de foto-performance que a artista traz para instalação de obras digitais, a artista apresenta uma investigação da ancestralidade travesti, dialogando assim com outras artistas de sua geração”, completa Cíntia Guedes.
Gratuita, a exposição fica aberta para visitação no CCBB-SP das 9h às 20h todos os dias (exceto às terças-feiras). Ao todo, a mostra traz 16 artistas visuais de todo o Brasil.
Com produção da AfrontArt – Quilombo Digital de Artes junto ao Centro Cultural Banco do Brasil, o projeto conta com patrocínio do Banco do Brasil e apoio do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet.
Serviço:
EXPOSIÇÃO “Indomináveis Presenças”
Data: de 05 de fevereiro a 07 de abril de 2025
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico | São Paulo/SP
Anexo – Rua da Quitanda, 80
Entrada gratuita
Ingressos: Retirada de ingressos em bb.com.br/cultura e na bilheteria do CCBB
Classificação Livre