Velório de Amazonino Mendes no Teatro Amazonas será aberto ao público

0
260

Amazonino Mendes faleceu no último domingo (12), aos 83 anos, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde estava internado desde o Natal por conta de uma crise de diverticulite – inflamação no intestino grosso – e uma pneumonia. 

Quatro vezes governador, três vezes prefeito de Manaus e uma vez senador, o legado de Amazonino para a cidade de Manaus e o Estado do Amazonas prometem durar muito mais. No que depender de seus amigos, fãs, familiares e colegas políticos, esse legado não será esquecido tão cedo. 

Prova disso é a movimentação que está sendo articulada na cidade para o funeral e o velório do ex-governador, além das inúmeras homenagens que ele vem recebendo nos últimos dias. 

Funeral

O corpo chega a Manaus nesta quinta (16) e deve ser velado até a manhã de sábado (18). O velório será realizado no hall do Teatro Amazonas.

Após o traslado do corpo de São Paulo ao Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, o ex-governador será conduzido, em carro fúnebre, até o Teatro Amazonas, com chegada ao local prevista para meio-dia e meia. As primeiras homenagens no local terão início às 14h, sendo reservadas para a família do político e autoridades.

A cerimônia aberta ao público começa a partir das 17h de quinta-feira (16) e segue até as 5h de sábado (18). No entanto, para ter acesso ao funeral na madrugada do último dia é necessário estar na fila até meia-noite de sábado.

A entrada para o acesso do público ao local do funeral será feita pela rua José Clemente. A população que for ao local, também vai poder acompanhar o funeral a partir de dois telões posicionados no Largo de São Sebastião.

Homenagem

Uma das homenagens partiu do atual prefeito de Manaus, David Almeida, que anunciou duas novidades: a avenida Grande Circular, que cruza a zona Leste, se chamará avenida Governador Amazonino Mendes; e o parque Gigantes da Floresta, que a Prefeitura está construindo entre as zonas Norte e Leste, agora é rebatizado de Parque Prefeito Amazonino Mendes.

O anúncio, feito por meio de vídeo, foi postado pelo prefeito nas redes sociais. Como reconhecimento ao legado de obras e dedicação de Amazonino Mendes à vida pública por quatro décadas, as homenagens gravam o nome do ex-governador do Amazonas na cidade de Manaus.

Luto oficial

No domingo, o governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima, decretou luto oficial de 7 dias em todo o estado, em homenagem ao ex-governador. “Amazonino foi um dos maiores líderes políticos da história do Amazonas”, destacou Lima.

“Ele nasceu predestinado a amar essa terra, trazendo o Amazonas no nome e no coração. A imagem do homem alegre, carismático, que abraçava e acolhia, vai ficar para sempre na memória do povo amazonense. Descanse em paz, Amazonino, e que Deus conforte sua família e todos aqueles que tiveram a honra de conviver contigo”, expressou Wilson Lima.

Pronunciamento do presidente

Quem também se pronunciou sobre a morte de Amazonino foi o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No domingo, Lula prestou sua homenagem nas redes sociais. “Amazonino se dedicou à causa da vida pública até o fim. Com merecimento, seu nome seguirá sendo sinônimo do estado que governou e amou. Minha solidariedade e meus sentimentos aos familiares, amigos e admiradores de Amazonino Mendes”, afirmou o petista no Twitter.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.