terça-feira, 13 maio, 2025
terça-feira, 13 maio, 2025
Home Turismo Voo direto de Manaus para EUA começa a funcionar em dezembro

Voo direto de Manaus para EUA começa a funcionar em dezembro

0
225

A nova legislação é parte das estratégias previstas no programa Aero+ Amazonas, criado pelo governo estadual com destinação de mais de R$ 60 milhões em investimentos para melhorar a infraestrutura aeroportuária e incentivar a ampliação de voos regionais no estado, com enfoque para a implantação de conexões entre a capital e os municípios amazonenses.

O governador Wilson Lima destacou a importância da medida para ampliar a exportação de produtos fabricados na Zona Franca de Manaus, além do aquecimento do setor produtivo, comercial e turístico.

“O Amazonas é o estado que está mais próximo dos Estados Unidos e criou uma relação muito grande com esse país. O turismo vai ser muito beneficiado porque boa parte do público que vem para a pesca esportiva, nesse período de verão, vem dos Estados Unidos”, disse o governador ao pontuar os benefícios com o voo direto.

Segundo a Azul Linhas Aéreas, a operação do novo voo internacional começa no dia 15 de dezembro e ocorrerá entre o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e o aeroporto de Fort Lauderdale, no estado da Flórida, nos EUA. As viagens ocorrerão três vezes na semana, em aeronaves Airbus A320neo, com capacidade para 174 passageiros. O voo terá aproximadamente cinco horas de duração.

O diretor de relações institucionais da companhia, Fábio Campos, afirmou que o planejamento para o voo direto acontece há cerca de um ano. Ele considera o lançamento do trecho um dia histórico e que trará bons resultados. Além da conexão internacional, a companhia anunciou também que passará a operar com voos semanais para mais seis cidades do Amazonas.

Atualmente, a Azul opera voos para Manaus, Tefé, Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira, Parintins, Maués, Lábrea, Coari e Barcelos. A partir de dezembro, entram os voos para Humaitá, Borba, Manicoré, Apuí, Santa Isabel do Rio Negro e Eirunepé.

“A Azul sempre acredita muito nisso, é uma empresa que tem uma diversidade de frota que nenhuma empresa da América Latina tem. Começamos esses mercados sejam menores com uma certa frequência a gente vai desenvolvendo. A aviação precisa de costume, a aviação regular. É um passo inicial mas acreditamos que essa roda tem muito potencial de crescer”, afirmou Fábio.

Participaram da cerimônia os secretários da Casa Civil, Flávio Antony, o presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Gustavo Sampaio; o presidente do Conselho Administrativo da Amazonastur, Leonardo Leão; o gerente regional de aeroportos da Azul, Gustavo Fortunato; e a diretora-presidente da Vinci Airports, Karen Strougo.

Incentivo aos voos regionais

O governador sancionou, nesta quinta-feira, o Projeto de Lei que altera a base de cálculo do ICMS sobre querosene de aviação (QAV). Com isso, o governo reduz a carga tributária para empresas que atenderem a um número maior de municípios do interior e visa corrigir a lei anterior, de 2009, impulsionando o setor de aviação no interior do Amazonas.

A expectativa é que a redução do ICMS torne a operação de voos comerciais no Amazonas mais barata, atraindo novas empresas e que essa redução também seja repassada diretamente ao consumidor, com a redução no preço das passagens.

A redução da alíquota do imposto já foi tratada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que autorizou, em 2018, os estados da região Norte a reduzirem a carga tributária efetiva de ICMS sobre QAV e GAV até o limite de 3%.

Redução do ICMS:

  • 3% nas operações para prestadores de serviço que atendam, no mínimo, 11 municípios do interior; ou atendam, com voos regulares originados de Manaus, também o mínimo de 11 municípios do interior.
  • 7% será para prestadores de serviços que atendam, com voos regulares, o mínimo de quatro municípios do interior do Amazonas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Portal W&G
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.