Galeria lança estampa inspirada na obra do artista Jandr Reis

0
216

Jandr Reis é  natural de Óbidos,  município que fica a 779 Km da capital do Pará, Belém, mas é radicado no Amazonas,  onde reside até hoje e continua em atividade desenvolvendo novos projetos e exposições. Em Manaus, Picassianas (inspiradas na obra Les Demoiselles d’Avignon, de 1907, do pintor espanhol Pablo Picasso), Orquidário e Grafite Amazônico, são os seus trabalhos mais conhecidos pelo público. O artista  define -se como um artista prático! E em seu processo criativo, destaca-se a fluidez, a espontaneidade e a liberdade. Para conferir todos os detalhes sobre a nova estampa, acesse  www.manartgaleria.com

Sobre a obra ‘Encontro de Fartura´

A obra ‘Encontro de Fartura’ (que inspira a nova estampa da Manart) possui  200 x 320 cm de dimensão e faz parte da série Jaraquiart- uma série inédita, com temática Amazônica, em que o artista também presta uma homenagem ao seu pai,  que era eletricista, por profissão, mas possuía uma grande paixão pela pescaria.

” Neste trabalho têm muitos peixes, muito colorido, muita fartura! Ele é sobre  a minha infância familiar, mesas fartas, encontros, alegria… Afinal, cores são encontros, cores são alegria”.  Jandr Reis.

Palavras da Curadoria

“Em seu processo, Jandr Reis fixa o pano ainda sem o chassi (armação de madeira para estruturar a tela), na parede, e lá, inicia a pintura, onde usa tinta acrílica e esponjas para colorir e traçar o pano. Suas cores são frenéticas e suas linhas são agudas, dando a sensação de um dia típico  de calor amazônico, e as formas fazem referência à pescaria amazônica com canoas, lamparinas e jequis (armadilhas de pesca feitas de cipó por indígenas). Por possuir  grandes dimensões, o artista imerge em seu próprio trabalho, dando a impressão de que, se o pano não houvesse limites, ele continuaria a pintar, como um pescador otimista na imensidão dos rios.” Declara a curadora, Hadna Abreu, que continua:

“Queremos oferecer ao público uma camisa com uma identidade amazônica, queremos trazer e contar histórias. O trabalho do Jandr Reis é essa energia frenética que sentimos ao saborear o peixe amazônico. Esta obra é uma memória viva do nosso cotidiano. Vestir a camisa não só é um ato de resistência, mas também, uma forma de demonstrar amor e orgulho pela nossa cultura” Concluiu.

Design da Estampa e Técnica aplicada

´Fartura´ traz consigo uma paleta muito interessante formada pelas cores: roxo, verde e  amarelo,  e tem como principal figura, a imagem do peixe, símbolo da biodiversidade local, do trabalho, do alimento e da mesa farta Amazônica.

Segundo a designer de estampas da Manart, a também gestora cultura, Anna Lôyde, a técnica aplicada na concepção da  estampa é a Rapport- técnica  em que o módulo é repetido lado a lado, encaixando-se perfeitamente e formando o efeito de padronagem.

“A vantagem dessa técnica, é que podemos repetir o padrão em qualquer tipo de superfície, o que facilita a aplicação em diversos tipos de produtos”, disse Anna Lôyde.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.