domingo, 28 abril, 2024
domingo, 28 abril, 2024

Galeria lança estampa inspirada na obra do artista Jandr Reis

Em

Jandr Reis é  natural de Óbidos,  município que fica a 779 Km da capital do Pará, Belém, mas é radicado no Amazonas,  onde reside até hoje e continua em atividade desenvolvendo novos projetos e exposições. Em Manaus, Picassianas (inspiradas na obra Les Demoiselles d’Avignon, de 1907, do pintor espanhol Pablo Picasso), Orquidário e Grafite Amazônico, são os seus trabalhos mais conhecidos pelo público. O artista  define -se como um artista prático! E em seu processo criativo, destaca-se a fluidez, a espontaneidade e a liberdade. Para conferir todos os detalhes sobre a nova estampa, acesse  www.manartgaleria.com

Sobre a obra ‘Encontro de Fartura´

A obra ‘Encontro de Fartura’ (que inspira a nova estampa da Manart) possui  200 x 320 cm de dimensão e faz parte da série Jaraquiart- uma série inédita, com temática Amazônica, em que o artista também presta uma homenagem ao seu pai,  que era eletricista, por profissão, mas possuía uma grande paixão pela pescaria.

” Neste trabalho têm muitos peixes, muito colorido, muita fartura! Ele é sobre  a minha infância familiar, mesas fartas, encontros, alegria… Afinal, cores são encontros, cores são alegria”.  Jandr Reis.

Palavras da Curadoria

“Em seu processo, Jandr Reis fixa o pano ainda sem o chassi (armação de madeira para estruturar a tela), na parede, e lá, inicia a pintura, onde usa tinta acrílica e esponjas para colorir e traçar o pano. Suas cores são frenéticas e suas linhas são agudas, dando a sensação de um dia típico  de calor amazônico, e as formas fazem referência à pescaria amazônica com canoas, lamparinas e jequis (armadilhas de pesca feitas de cipó por indígenas). Por possuir  grandes dimensões, o artista imerge em seu próprio trabalho, dando a impressão de que, se o pano não houvesse limites, ele continuaria a pintar, como um pescador otimista na imensidão dos rios.” Declara a curadora, Hadna Abreu, que continua:

“Queremos oferecer ao público uma camisa com uma identidade amazônica, queremos trazer e contar histórias. O trabalho do Jandr Reis é essa energia frenética que sentimos ao saborear o peixe amazônico. Esta obra é uma memória viva do nosso cotidiano. Vestir a camisa não só é um ato de resistência, mas também, uma forma de demonstrar amor e orgulho pela nossa cultura” Concluiu.

Design da Estampa e Técnica aplicada

´Fartura´ traz consigo uma paleta muito interessante formada pelas cores: roxo, verde e  amarelo,  e tem como principal figura, a imagem do peixe, símbolo da biodiversidade local, do trabalho, do alimento e da mesa farta Amazônica.

Segundo a designer de estampas da Manart, a também gestora cultura, Anna Lôyde, a técnica aplicada na concepção da  estampa é a Rapport- técnica  em que o módulo é repetido lado a lado, encaixando-se perfeitamente e formando o efeito de padronagem.

“A vantagem dessa técnica, é que podemos repetir o padrão em qualquer tipo de superfície, o que facilita a aplicação em diversos tipos de produtos”, disse Anna Lôyde.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.