segunda-feira, 29 abril, 2024
segunda-feira, 29 abril, 2024

Galeria lança estampa inspirada na obra ‘Arteteatro’

Em

Nesta sexta (13), a partir das 18h30  (horário de Manaus) através do site www.manartgaleria.com e redes sociais, ocorre o lançamento da mais nova estampa da Manart Galeria “ARTETEATRO”, inspirada na obra “Alterego da Amazônia- ArteTeatro” (2021) da artista visual Rakel Caminha, que faz referência, de uma forma pop, através de recortes e colagens, ao principal símbolo Cultural e Arquitetônico do Estado, o Teatro Amazonas, fundado em 1896, que preserva parte da arquitetura e decoração original, com estilo renascentista e eclético, tombado em 1966, como Patrimônio Histórico Nacional.

Vida e Obra da Artista

Autodidata e apaixonada pelas artes, desde a infância, além de publicitária por formação acadêmica, com passagem pelos cursos de direito e design (UFAM), a artista visual Rakel Caminha é uma das mais promissoras apostas do cenário das artes visuais local.

Para Rakel, “Arte é expressão, é fazer com as mãos – ou com o corpo inteiro – e coração. Por isso, desde sempre, antes mesmo de que eu pudesse raciocinar sobre tal fato, eu gosto de me expressar: através da dança, do desenho, da escrita ou de qualquer outra coisa. Às vezes o processo é orgânico e intuitivo, às vezes é milimetricamente pensado. Mas quando ali está eu percebo que é uma parte de mim para o mundo, é uma forma de passar por ele, marcando-o da mesma forma que ele me marca.”

 Em seus trabalhos, a artista costuma combinar linguagens diversas (não só artísticas) com muita liberdade e produz obras de grande expressividade, que de modo geral, unem pintura, colagem e técnicas gráficas, e promovem um diálogo poético entre o real e o surreal através de uma estética semiótica dedicada à arte, ao caos, aos sonhos e ao existencialismo, cujas principais referências estão mais voltadas para a arte contemporânea como cubismo, expressionismo e surrealismo.

 “Meus temas no geral são surreais, existenciais, brincam com a realidade. Esses últimos tempos, eu senti necessidade de falar mais sobre a natureza, ecologia e me dediquei a isso como uma forma de fazer a diferença para o mundo; já que estamos num ritmo que o planeta não aguenta. Se a arte toca e sensibiliza, ela também pode fazer refletir, impactar, mudar, florescer. ” Declara, Rakel.

Uma artista de múltiplas fases

“Eu sou muito sensível. Um camaleão! Sou de Metamorfoses. De fases. Uma estudante da vida – e também apreciadora. Sou de fato muitas;muitas coisas, sentimentos, pensamentos – que se misturam.  Sou quase tudo coração.Um pouco de razão. Busco me expressar para me entender melhor por dentro, e às vezes para esvaziar.  Busco existir para evoluir. E o meu trabalho enquanto artista tem me dado essa expressão. Acho que por isso gosto da colagem, a colagem é unir várias imagens, símbolos, arquétipos, que no final, são reflexo das multiplicidades que somos por dentro.”

 Dentre os marcos da sua trajetória artística, destacam-se: A Exposição “Tatuagem” (2017) realizada no “Les Artistes-Café Teatro” que também seguiu por dois meses na galeria “Moacyr Andrade” (SESC); A mostra coletiva “Verão na Praça” e agora, a nova Mostra Coletiva, que está em exposição na Galeria do Largo, situada na Rua Costa Azevedo, 290- Centro, com visitação gratuita e sem necessidade de agendamento, seguindo todos os protocolos de prevenção à COVID-19.

Sobre a obra “ALTEREGO DA AMAZÔNIA- ARTETEATRO”

“Eu queria criar uma criatura que tivesse a cara de Manaus e da Amazônia, em uma paleta bem enérgica. Utilizei o elemento do sol no olho, a cúpula do teatro como se fosse a cabeça, trouxe as texturas do largo, e a estampa do pied-de-poule, representando um pouco dessa relação Manaus-França, fortalecida durante a “Belle Époque” do estado. A obra é uma mistura de elementos que formam um ser simpático e convidativo, que nos encara, como se tivesse um segredo e como se fosse um guardião. Os guaranás-borboleta assistem a cena; são o arquétipo da proteção, da energia e da liberdade…” Conta, a artista.

Curadoria

“Rakel se coloca em cada canto de suas obras, montando um mosaico de si mesma e de onde vive. Em seus trabalhos encontram-se muitos símbolos ligados à memória, sentimentos e Amazônia, todos conectados a um jardim poético e fantástico. Em seu processo, a sua escrita (poética) quase sempre vem conectada à imagens, que são selecionadas, impressas em papel, recortadas e coladas em diferentes suportes, utilizando-se também de intervenções digitais e videoarte, realizando obras que dialogam com seu tempo e conectam o passado e o momento atual.”

Sobre a Estampa ARTETEATRO

“ARTETEATRO traz um novo olhar para a cidade, um olhar pop e caloroso! Essa é uma estampa que vem para aquecer ainda mais o cenário cultural dos Manauaras.” Afirma a curadora, Hadna Abreu.

Novidades

“Ao longo do tempo fomos melhorando a produção das nossas camisas, hoje já temos um tecido com toque ultra macio, com gramatura menor, ou seja, mais leve, e com um acabamento impecável na costura. Além do fato de que o tecido não amassa! Nesse novo lançamento unimos a qualidade das camisas com uma paleta de cores pastéis com destaque nas cores rosa e azul, além do elemento-destaque: A cúpula do Teatro Amazonas.” Revela, Anna Lôyde, Designer de Estampas e Gestora da Galeria.

Curiosidade: A famosa cúpula do Teatro Amazonas, que chama a atenção de todos por sua exuberância, é composta por 36 mil peças nas cores da bandeira brasileira, importadas da Alsácia, na França.

Lançamento #EP8 no Youtube

O oitavo episódio da série #ArtistasManart, desta vez, produzido com a artista Rakel Caminha, vai ao ar nesta quarta (11), a partir das 18h30 (Horário de Manaus).

“O vídeo-episódio, consegue em poucos segundos expor toda a beleza que é o processo da artista, ao mesmo tempo que nos faz sonhar juntos. O vídeo, com certeza, irá inspirar outros artistas, nas suas mais diversas expressões.” Antecipa, Hadna Abreu.

“A locação do vídeo foi num lugar mágico: o MUSA (que fica localizado na reserva florestal Adolpho Ducke). As imagens com aquele cenário encantador harmonizaram muito bem com o estilo da artista. Tenho certeza que todos vão amar.” Destaca Anna Lôyde.

Para não perder nenhum detalhe, acesse: https://bit.ly/episodiorakelcaminha increva-se no canal e ative o sininho para ser informado quando o vídeo estiver disponível para streaming.

Expectativas da artista para o lançamento

“O convite da galeria foi uma surpresa pra mim. Eu me senti muito feliz. Eu amo moda! Tanto que realizo há um tempo, um ateliê sazonal com peças criativas (headpieces), para datas comemorativas específicas, como carnaval, e sempre tive a intenção de trabalhar com o têxtil também. Por isso também comecei o curso de Design de Moda. Então, acredito que esse encontro com a Manart é uma conexão mesmo. Uma grata conexão! Eu estou muito feliz por isso, acho muito importante  esse projeto de levar a arte para outras superfícies e torná-la acessível. Estou muito animada e ansiosa para o lançamento, mal estou aguentando esperar. Tomara que chegue logo.” Afirma Rakel.

Loja virtual

O primeiro lote de produtos com a estampa ARTETEATRO será comercializado através do site www.manartgaleria.com e inclui 40 peças de camisas, disponíveis nos modelos tradicional e baby look, nos tamanhos que vão do PP ao 2X.

Lei Aldir Blanc

O lançamento da estampa ARTETEATRO faz parte do projeto de Expansão da Manart Galeria, que foi contemplado pelo Edital Prêmio Feliciano Lana por meio da Lei Aldir Blanc e conta com o apoio do Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e do Governo Federal, através da Secretaria Especial da Cultura.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.