segunda-feira, 15 abril, 2024
segunda-feira, 15 abril, 2024

55 municípios do Amazonas participam da última capacitação do Selo UNICEF em Manaus

Em

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com o Governo do Amazonas e a organização não-governamental Visão Mundial, promove o 6º Ciclo de Formação do Selo UNICEF – Avaliando Conquistas & Identificando desafios, em Manaus, nesta terça-feira, dia 19/03, das 8h às 17h, no Centro de Educação Profissional Padre Estélio Dalison (Cetam), localizado na rua Brasília, S/N, bairro São Jorge.

“O momento é decisivo para consolidar o trabalho realizado pelas gestões municipais na entrega de políticas, programas, projetos e serviços de qualidade que garantem uma vida melhor para cada criança e adolescente e, como consequência, para toda a sociedade”, disse Debora Nandja, chefe do escritório do UNICEF em Manaus.

Durante o encontro, as equipes municipais receberão orientações sobre o 2º Fórum Comunitário e terão a oportunidade de fazer uma revisão geral de entregas, prazos e metodologia de certificação. Participam do evento os técnicos e gestores das equipes dos 55 municípios do Amazonas inscritos nesta edição do Selo UNICEF.

“Estamos na reta final do Selo UNICEF e esse encontro é de grande importância para que possamos revisar todas as atividades e tirar dúvidas, principalmente sobre a realização do 2º Fórum Comunitário, que é um momento esperado por todos para o encerramento e celebração das atividades do Selo UNICEF. Ao longo desses quatro anos foram promovidas diversas ações que trouxeram vários avanços nas políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes em nosso município, graças ao Selo UNICEF”, compartilhou Isaac Gadelha, Secretário Municipal de Educação de Boa Vista do Ramos.

A coordenadora de projetos da Visão Mundial, Lucinete Bezerra, afirma que o encontro presencial é um momento para integrar e dar suporte técnico aos municípios nas entregas das ações nessa reta final da iniciativa. “Preparamos um encontro com uma dinâmica para que todos os municípios possam participar e entender as atividades que ainda precisam ser realizadas, principalmente sobre a realização do 2º Fórum Comunitário, atividade obrigatória para a certificação do Selo UNICEF. Temos certeza que será um momento enriquecedor para as equipes municipais e que conseguirão avançar em todas as ações propostas pela iniciativa”, finalizou Lucinete.

O sexto Ciclo de Formação do Selo UNICEF será realizado ao longo de um dia e contará com a presença de três representantes municipais. No período da manhã, os participantes receberão orientações sobre o 2º Fórum Comunitário, momento participativo, com troca de informações e diálogo entre diversos membros da comunidade para avaliação de resultados e apresentação de desafios. A realização do 2º Fórum Comunitário é de caráter obrigatório para a certificação no Selo UNICEF.

Já no período da tarde haverá uma revisão geral, com ênfase na entrega dos resultados e produtos previstos nos sete resultados sistêmicos, seus respectivos indicadores de impacto social e no eixo de participação cidadã e gestão por resultados. Também será realizado um grupo focal com o máximo de 15 pessoas, sendo uma de cada município, para avaliar a edição atual do Selo UNICEF e apresentar propostas para a próxima.

O Selo UNICEF

Nos estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima, o Selo UNICEF, edição 2021-2024, é implementado pela Visão Mundial. O Selo UNICEF é uma iniciativa do UNICEF para fortalecer as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. Ao aderir ao Selo UNICEF, os municípios assumem o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade. A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente. A adesão ao Selo UNICEF é espontânea.

O sucesso do Selo UNICEF é resultado da parceria entre UNICEF e governos estaduais e municipais por meio da atuação integrada e intersetorial. A atual edição (2021-2024) conta com a participação de 2.023 municípios de 18 estados, onde vivem mais de 17 milhões de crianças e adolescentes. Alcançar essas meninas e esses meninos e mobilizar esses gestores públicos só é possível graças ao apoio de milhares de doadores individuais que acreditam no mandato do UNICEF e de parceiros como B3 Social, Instituto Claro, Grupo Profarma, Coelba, Celpe, Cosern, Elektro, Enel, Energisa, Equatorial Energia e RGE.

Para mais informações sobre a iniciativa acesse: www.selounicef.org.br

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.