sábado, 27 abril, 2024
sábado, 27 abril, 2024

FVS-AM mantém alerta à prevenção de vírus respiratórios diante da estabilização da Covid-19 no Amazonas

Em

A ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Amazonas por Covid-19 permanece estável, mas em patamares elevados, com uma média de 200 pacientes internados na rede pública de Manaus, nas últimas duas semanas. O alerta é da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), que enfatiza a importância da manutenção das medidas de prevenção à pandemia, diante da mudança na evolução da doença no Amazonas, com diminuição de 14% na média diária de casos de Covid-19, nos últimos 14 dias.

Além desses indicadores, a equipe da Sala de Situação de Saúde do Amazonas, instalada na FVS-AM, identificou tendência de redução do número de óbitos pela doença. A análise e recomendações constam no Boletim Ampliado da Situação Epidemiológica da Covid-19 no Amazonas Ano 2 / Número 18, divulgado nesta quinta-feira (13/05). O documento está disponível em: https://bit.ly/3w3Qrnb

A estabilização do número de internados pelo novo coronavírus, entre outros fatores, pode estar relacionada à circulação de outros vírus respiratórios causadores da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), como Influenza A e B, Vírus Sincicial Respiratório (VSR), Adenovírus, Parainfluenza, Metapneumovírus, além do novo coronavírus. “É preciso alertar sobre a circulação desses vírus à população, é preciso manter a fiscalização de estabelecimentos comerciais para verificação do cumprimento das medidas de prevenção”, enfatiza o diretor-presidente da FVS-AM, Cristiano Fernandes.

O assessor da Sala de Situação de Saúde do Amazonas, Daniel Barros, apontou que o elevado número de internações poderá impactar no número de óbitos nas próximas semanas. “A média de internação atualmente está em torno de 12 a 15 dias, portanto, o aumento nas internações poderá resultar em aumento no número de óbitos daqui a 10 ou 15 dias”, explica Daniel.

Daniel ressalta ainda que as medidas preventivas precisam ser mantidas pela sociedade. “É importante que a população fique em alerta e continue seguindo com consciência e responsabilidade todas as medidas de prevenção, como o uso de máscara e procurar frequentar apenas lugares ventilados”, ressalta.

Referência

A FVS-AM é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e atua no monitoramento de doenças no estado. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.