terça-feira, 30 abril, 2024
terça-feira, 30 abril, 2024

Série infantil conta a história do centro antigo de Manaus

Em

Por meio da contação de histórias, a personagem Briselda, uma boneca de pano interpretada pela atriz amazonense Brisa Ramos, 24, irá apresentar ao público infantil os principais pontos históricos e turísticos de Manaus localizados na área conhecida como Marco Zero, no centro antigo da cidade. O primeiro episódio, de um total de cinco, já está disponível na plataforma Youtube pelo canal Luzeiros Produções.

Desenvolvido especialmente para a faixa etária de cinco a doze anos, o projeto lúdico busca aproximar as crianças manauaras da história de sua cidade, a partir dos prédios antigos. “Queremos ressignificar a percepção dos espaços conhecidos pelos manauaras e resgatar a memória de Manaus. Estamos produzindo um material cultural que esperamos servir como vitrine turística, para crianças e adultos, por meio dessa plataforma universal que é o YouTube”, explica a artista Verlene Mesquita, produtora e co-diretora do projeto.

Os locais que serão visitados e apresentados ao público pelos personagens da série são: Praça Dom Pedro II, Rua Bernardo Ramos, Museu da Cidade de Manaus, Centro Cultural Óscar Ramos (Casas 69 e 77), Casa do Tesouro e Armazém XV. Todos esses pontos históricos fazem parte do Marco Zero da cidade.

Na ficção, a boneca Briselda, que ganha vida após ser encontrada em uma mala antiga em um dos casarões da Rua Bernardo Ramos, irá percorrer todos esses espaços e contar curiosidades de cada lugar. Ela estava em Manaus há muito tempo. Veio da Europa e presenciou todas as mudanças históricas pela qual passou a cidade. E agora que foi descoberta pelos próprios moradores do local, crianças da Comunidade São Vicente, ela se encarrega de contar tudo o que sabe.

“A construção de Briselda foi motivada por dois fatores: meu anseio de trabalhar com e para o público infantil e uma necessidade de me aproximar da história da minha cidade. A partir daí juntamos os dois na expectativa de proporcionar às crianças o conhecimento da história manauara que por muitas vezes é esquecido. Torço para que Briselda consiga despertar olhares mais curiosos para nossa cidade”, comenta a atriz Brisa Ramos, graduada em Artes Cênicas pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.