TI Verde: setor aposta em soluções para reduzir o impacto ambiental

0
27

Em pleno século XXI, é impossível falar de sociedade sem citar a tecnologia, que revolucionou a maneira como o ser humano vive e se relaciona. Mas será que, em meio ao consumo de energia e até ao descarte de eletrônicos, a modernização pode ser aliada do meio ambiente? Existem iniciativas que tornam isso possível, a exemplo do “Green IT”, que busca minimizar o impacto ambiental de produtos e serviços de Tecnologia da Informação (TI).

O conceito, também conhecido como “TI Verde”, já é adotado por diversos negócios, como o grupo Pará Cabos. Líder no mercado de cabeamento estruturado no Amazonas, a empresa adere ao programa Green IT da Furukawa, que tem o objetivo de contribuir para a destinação adequada de cabos de comunicação e energia. O material descartado recebe tratamento e reciclagem, transformando-se em matéria-prima para outras indústrias e outras aplicações.

Sócio e diretor comercial da Pará Cabos, Rafael Amorim pontua que participar do programa – agora por meio da fabricante Lightera (nova marca global do Grupo Furukawa Electric para operações de cabos de fibra óptica) – faz parte do compromisso da empresa com questões socioambientais. Até dezembro de 2024, foram recolhidas quatro toneladas de sucata de cabos (tanto elétricos quanto de rede) pela Pará Cabos e a estimativa é aumentar esse número em 15% no ano de 2025.

“Por meio do programa, é feito o recolhimento de sucata de cabos junto aos nossos clientes e enviado para a fábrica da Lightera. Lá, eles pesam e separam o PVC [policloreto de vinila] contido nesses itens, que, se descartado de forma inadequada, pode levar de 200 até 600 anos para se decompor e ainda liberar substâncias altamente tóxicas e prejudiciais ao meio ambiente. Além desses resíduos serem reciclados, o peso vira um ‘cheque verde’ para trocar por produtos Lightera”, explica o empresário com mais de 15 anos de experiência.

Premiações

Integrante do “Green IT” desde a implementação do projeto pela Furukawa (agosto de 2007), o grupo Pará Cabos já vê os frutos do seu comprometimento com questões ambientais. No dia 21 de maio deste ano, a empresa foi reconhecida com duas premiações significativas no Kick Off Connections 2025, evento oficial da Lightera, que aconteceu em Curitiba (PR) e homenageou os parceiros que mais se destacaram ao longo de 2024.

O Grupo conquistou tanto o prêmio de “Maior Volume de Vendas na Região Norte” quanto o de “Maior Adesão ao Programa Green IT”. De acordo com Rafael, essas conquistas ressaltam a dedicação da empresa em oferecer soluções sustentáveis e de qualidade. “É um orgulho que não cabe no fio. Esse reconhecimento reforça ainda mais o nosso compromisso com excelência, inovação e parceria de valor. O prêmio de ‘maior volume de vendas’ é algo muito especial, ainda mais nesse mercado tão competitivo. Já o de ‘Adesão ao Programa Green IT’ mostra o quanto estamos engajados na luta pelo desenvolvimento sustentável”, salienta.

O MBA em Gestão Comercial e Varejo, Marketólogo e Tecnólogo em Redes de Computadores – que segue os passos do pai, Evandro Amorim, responsável pela fundação da empresa em 1998 em Manaus – deixa evidente que o propósito da Pará Cabos é seguir investindo em novas iniciativas alinhadas ao meio ambiente.

“Nossa ideia é continuar apostando em medidas que fazem a diferença. Com o programa Green IT, fazemos o recolhimento de sucata de cabos, mas, por conta própria, também fazemos questão de realizar um trabalho de separação de itens como plásticos, papelões e pallets. Hoje, também temos uma fazenda solar, que nos ajuda a captar energia solar e transformar em energia sustentável. Por sinal, ainda estamos projetando aumentar esse parque. Como sempre digo, nossa missão é seguir conectando pessoas e buscar as melhores soluções”, finaliza.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.