quinta-feira, 20 junho, 2024
quinta-feira, 20 junho, 2024

Alunos da rede estadual fazem cartas sobre a pandemia para participar de concurso internacional

Em

Já experimentou escrever sobre como tem sido a pandemia para você? Os alunos do 5º ano da Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Machado de Assis, na zona sul de Manaus, colocaram no papel as emoções e experiências vividas na pandemia, com a própria perspectiva, para o 50º Concurso Internacional de Redação de Cartas, dos Correios.

O tema deste ano é “Escreva uma carta a um familiar, contando sobre sua experiência da Covid-19”. Os alunos Juan Wagner Bandeira e Natanael Costa, ambos da turma 4, do 5º ano, foram os selecionados para representar a EETI no concurso. A professora Ana Cleide Sousa foi a responsável pela orientação e correção das redações.

“Foi um trabalho opcional para os alunos, alguns se dedicaram e se destacaram. Um deles escreveu para o pai, que mora no Pará, contando como está aqui em Manaus, e o outro [escreveu] sobre a dificuldade de ficar em casa, de não poder sair para jogar bola, soltar pipa. São cartas simples, da visão deles, mas maravilhosas”, diz a professora.

Ana Cleide explica que todo o processo de orientação foi realizado virtualmente, por meio de mensagens e vídeos com os estudantes e os pais, que também participaram da elaboração das redações.

Na última semana, os dois alunos selecionados foram à EETI para transcrever os textos, que foram enviados para os Correios. O atendimento na escola seguiu todas as normas de segurança em saúde, como uso de máscara, higienização e distanciamento.

Concurso

O Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens é promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU), sediada em Berna, na Suíça. O objetivo da iniciativa é fomentar a escrita e a alfabetização por meio da arte epistolar, incentivando a expressão da criatividade e o desenvolvimento dos conhecimentos linguísticos de crianças e adolescentes. Participam estudantes de até 15 anos de idade, previamente selecionados nas etapas nacionais.

No Brasil, a realização do concurso fica a cargo dos Correios e é desenvolvido em três fases: escolar, estadual e nacional. A quarta etapa – fase internacional – fica a cargo da UPU.

A primeira melhor redação de cada estado segue para a fase nacional, onde serão selecionadas as três melhores cartas. A primeira colocada irá representar o Brasil na fase internacional. O Brasil é o segundo país melhor colocado em âmbito internacional, atrás apenas da China.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.