terça-feira, 20 fevereiro, 2024
terça-feira, 20 fevereiro, 2024

Alunos da rede pública estadual comemoram aprovação na UEA

Em

Esta quinta-feira (07/12) foi de alegria para muitos estudantes da rede estadual aprovados nos vestibulares da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Os resultados foram divulgados na manhã de hoje. As aprovações são de alunos da capital e também dos municípios do interior do Amazonas. O número total de discentes da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar aprovados segue em contabilização e será divulgado em breve.

Até o início desta tarde, já havia informações de alunos aprovados nos cursos de Medicina, Letras, Geografia, Sistema da Informação, Pedagogia, Turismo, Dança, Ciências da Computação, Matemática, Administração, Educação Física, Engenharia Química, entre outros. 

Em 2022, a rede estadual de ensino foi responsável por mais de 2 mil aprovações em universidades públicas, somando as aprovações na UEA, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e no Instituto Federal do Amazonas (Ifam). 

Uma das primeiras notícias do dia de Raquel Barroso, 17 anos, aluna da Escola Estadual (EE) Senador João Bosco de Lima, no município de Iranduba (distante 27 quilômetros de Manaus), foi a aprovação para o curso de Medicina, por meio do Sistema de Ingresso Seriado (SIS) e também pelo vestibular da UEA. 

“A sensação de passar é indescritível, uma mistura de alegria, alívio e empolgação. Nem parece ser real. Tive muita ajuda do meu colégio nesta caminhada, sempre com conselhos e apoio por parte dos meus professores”, destacou a discente. 

Agora, com o primeiro sonho realizado, Raquel começa a se preparar para o segundo sonho, que é o de ajudar o estado do Amazonas. 

“No futuro, planejo criar uma organização de médicos, que atuem com atendimento gratuito e especializado nas áreas mais remotas do Amazonas. Moro no interior do estado e sei das dificuldades.  Ainda não sei qual área seguirei, mas quero trabalhar no interior”, enfatizou Raquel. 

Na capital, a qualidade de ensino do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Gilberto Mestrinho, zona sul de Manaus, garantiu a aprovação, também em Medicina, para a estudante Marinelsa Sales. A emoção, em dobro após o baque da perda do pai, foi comemorada com a família. 

“Perdi a pessoa mais importante da minha vida este ano, meu pai, um dos meus maiores incentivadores. Hoje, essa minha vitória também é dele e sei que ele está muito orgulhoso. Desde criança, eu me imagino como médica. A emoção é tanta que o coração falta sair pela boca”, compartilhou Marinelsa. 

Busca ativa

Presente desde o início no auxílio ao processo de matrícula dos estudantes nos vestibulares, a Secretaria Executiva Adjunta do Interior (Seai), da Secretaria da Educação, deu início a força-tarefa de contabilizar, junto às Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) de todos os municípios do Amazonas, os números de alunos aprovados nas provas da UEA. 

“Uma força-tarefa, planejada pela Seai e executada, na ponta, por gestores e professores já está em curso. Eles identificam individualmente seus alunos e repassam para as CREs, que nos repassam. Essa parceria já acontece desde o início, com auxílio nas inscrições, retirada de documentos e conscientização dos responsáveis”, ressaltou a secretária executiva adjunta do Interior, Ana Maria Freitas. 

Também na capital, desde o lançamento do edital dos vestibulares da UEA, a Secretaria de Educação tem realizado ações voltadas para a participação de todos os alunos da rede, com viradões, aplicação de simulados, além de orientações às Coordenadorias Distritais de Educação (CDE).  

“Agora chegou o momento em que elaboramos uma planilha compartilhada com as Coordenadorias Distritais, na qual cada uma deverá inserir os nomes dos alunos aprovados neste e nos próximos certames. Desejamos que nossos alunos fechem, em 2023, um ciclo de sucesso na rede de Educação Básica e iniciem, em 2024, uma nova etapa de sucesso”, ressaltou a secretária executiva adjunta da Capital, Rute Lima.

Pequeno Gênio

Entre os aprovados no vestibular da UEA, está o aluno da EE Libertador Simón Bolívar, Luan Gama, famoso por ter participado da atração nacional “Pequenos Gênios”, da Rede Globo, realizando cálculos matemáticos e respondendo questões de conhecimentos gerais, como de Geografia.  Luan tem 10 anos e prestou vestibular pela primeira vez para testar seus conhecimentos. O feito resultou na aprovação no curso de Matemática.

“Acabei de ficar sabendo que passei na UEA para fazer Licenciatura em Matemática. Estou muito feliz, até porque eu tenho 10 anos, sou aluno de escola pública e, apesar disso tudo, ainda estudo muito”, compartilhou Luan nas redes sociais dele, ressaltando que foi o primeiro ano que prestou vestibular e deu tudo certo.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.