sábado, 4 maio, 2024
sábado, 4 maio, 2024

Alunos desenvolvem projeto de robótica com foco em sustentabilidade

Em

O protótipo foi desenvolvido por estudantes da escola Laviniense e supervisionado pela startup amazonense, EduMaker com foco em robótica educacional, cultura Maker e abordagem Steam.

Com o objetivo de explorar o uso de tecnologias existentes e emergentes para maximizar a eficiência do uso dos recursos naturais, especificamente em serviços como irrigação de plantas, unindo inovação digital e sustentabilidade por meio da robótica educacional, alunos do ensino médio do colégio Laviniense desenvolveram um protótipo de um regador de plantas com Arduino.

O projeto teve a orientação e supervisão do startup amazonense, EduMaker , com foco em robótica educacional, cultura maker, inovação tecnológica e abordagem Steam (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes, Matemática, Humanidades e consciência ambiental).

Criada pela equipe de alunos, os EcoBuilders (construtores ecológicos) que visa, entre outras vantagens, otimizar o consumo de recursos naturais, como a água e contribuir para a sustentabilidade ambiental, a ideia foi desenvolvida e apresentada durante a 2ª edição do Amazon Stem Adventures (ASAD), realizado pelo projeto Academia Stem da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA) nos dias 04 e 05 de abril, na sede do Stem Lab, EST/UEA.

De acordo com o fundador da EduMaker, professor Jhony Abreu, a equipe projetou um sistema automatizado de irrigação utilizando o microcontrolador Arduino, promovendo o aprendizado de programação e a conscientização sobre a importância da preservação ecológica e sustentável. “É a forma de como podemos utilizar as tecnologias disponíveis de um jeito inovador para otimizar o consumo de recursos naturais, como a água e contribuir para a sustentabilidade ambiental. Além disso, nosso intuito é sempre valorizar a tecnologia como instrumento de estímulo à inovação, à criatividade, ao raciocínio lógico, da troca de conhecimentos do trabalho em equipe, fundamentos essenciais apresentados em nosso programa”, explica Jhony.

O protótipo, além de gerenciar melhor o uso da água também visa eliminar a necessidade dos famosos “pratinhos” que servem para coletar o excesso de água dos vasos de plantas, que ocasionam os famosos “criadouros” de larvas do Aedes aegypti, o mosquito da dengue, combatendo assim a proliferação da doença.

À frente da coordenação do projeto, o coordenador de conteúdo da startup , Wallanf Souza conta que essa é a segunda vez que a EduMaker teve uma ideia selecionada para um evento deste porte que teve como meta incentivar o desenvolvimento de soluções nas áreas de sustentabilidade, indústria 4.0 e inovação. “As ideias foram desenvolvidas por uma equipe de alunos do ensino médio com idades entre 16 e 17 anos. E sem dúvida, participações como esta enriquecem de todas as formas os currículos dos participantes, tanto acadêmica quanto profissionalmente. E o fato deles estarem envolvidos no desenvolvimento de uma ideia que pode se tornar um produto, contribuirá grandemente para o futuro dos alunos”, aponta o coordenador.

O fundador da EduMaker Jhony Abreu parabeniza a iniciativa da Academia Stem da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA) e destaca que a proposta, além de incentivar o desenvolvimento das habilidades com foco em tecnologia, modelagem 3D, robótica, impressão 3D e programação buscou,principalmente, solucionar algum problema enfrentado pela sociedade atual, dentro das respectivas categorias. “O evento ofereceu um ambiente que estimulou a troca de conhecimentos, o trabalho em equipe, por meio da colaboração e integração entre estudantes, professores, pesquisadores e profissionais multidisciplinares, resultando no desenvolvimento de soluções. Essa foi a primeira vez que participamos do ASAD e a experiência foi extremamente importante e positiva para os alunos e professores”, conclui Jhony.

EduMaker

A startup EduMaker (programa de robótica que oferece projetos pedagógicos relacionados à robótica educacional e cultura Maker) nasceu em 2020 Hoje, mais de 25 escolas já foram atendidas com os projetos na capital amazonense e mais de três mil e quinhentos estudantes tiveram acesso ao seu método de aprendizagem

Amazon Stem Adventures

Um evento direcionado para alunos do ensino médio desenvolverem habilidades e conhecimentos sobre questões habilidades e conhecimentos sobre questões críticas que afetam o mundo atual e para imaginar soluções inovadoras aprendendo na prática Modelagem 3D, noções de Programação e Robótica, Fabricação Digital, trabalho em equipe, dentre outras.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.