As duas competições são abertas à alunos de todas as séries do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e Ensino Médio. As provas são constituídas de sete questões. De acordo com o desempenho na olimpíada, os alunos podem receber medalhas de ouro, prata ou bronze. Além disso, os estudantes do Ensino Médio, com melhores desempenhos nas provas de Astronomia e Astronáutica, participam das provas de seleção para a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astronáutica (IOAA) e para a Olimpíada Latino Americana (OLAA). Os melhores desempenhos nas questões de astronáutica, também do Ensino Médio, podem participar da Jornada Espacial, onde os alunos têm palestras e outras atividades relacionadas ao tema de astronáutica.
Das 28 medalhas, 14 foram conquistadas na Olimpíada Canguru de Matemática 2021, e as outras 14 na de Astronomia e Astronáutica.
As medalhas e certificados foram entregues aos estudantes durante a solenidade, cumprindo todos os protocolos de segurança. A cerimônia contou com a presença do Comandante e Diretor do CPMP II, Maj PM Henriques, que destacou a grande importância da família, em relação ao apoio dado por eles aos alunos, a dedicação de cada discente e o forte trabalho dos professores para o sucesso na carreira escolar.
O Cb. PM W. Moraes, coordenador das Olimpíadas de Matemática do CMPM II, salientou que a Turma Olímpica é um grupo formado pelos alunos destaque do colégio, nas disciplinas de matemática, física e química. Ele ressalta, os obstáculos enfrentados nesse momento de pandemia, frisando o empenho do corpo docente nos desafios propostos e a dedicação de cada aluno, nas aulas on-line e em cada etapa do processo preparativo.
Nazra Amud mãe do aluno Daniel Amud, 16, explicou que o filho participa das competições nacionais e internacionais há sete anos. Aluno do 3° ano do Ensino Médio, Daniel tem uma rotina de preparação intensa, com atividades direcionadas pelo professor orientador do colégio e a plataforma disponibilizada pela organização do concurso. Os preparativos para a competição incluem dedicação inclusive nos feriados e finais de semana. Atualmente Daniel tem agendado mais duas competições nacionais e uma internacional na cidade de Cingapura.
“Tenho muito orgulho de todas as conquistas do meu filho, que são frutos de muito estudo e dedicação. Sou muito grata ao Colégio, que mesmo em período de pandemia nos deu todo o suporte necessário para que estas conquistas fossem concretizadas, enfatizou Nazra.