Ancestralidade, conforto e beleza foram os fios condutores do projeto de um loft de 100m², assinado pela dupla de arquitetos Carol Rabelo e Paulo Gervasi. Reverenciando a origem nacional, o projeto do loft — composto por cozinha, sala de estar, sala de jantar e suíte — é repleto de peças indígenas, fabricadas artesanalmente por diversas mãos, vindas de associações de diferentes etnias.
O projeto alia presente e passado, reunindo mobiliário e marcenaria de alto padrão com paisagismo amazônico, artesanato de comunidades ribeirinhas e obras de artistas locais. A paleta de cores dominante inclui o marrom e o verde, representando a madeira e as florestas brasileiras, respectivamente, em contraponto com a tonalidade clara do linho cru.
O ambiente é revestido quase em sua totalidade pelos painéis Pau Ferro e Gramado, da Sudati MDF, marca catarinense referência na produção de painéis de MDF. O Pau Ferro remete à madeira nativa brasileira, carregando a identidade nacional nos detalhes expressivos e marcantes de sua estrutura, enquanto o Gramado, um dos lançamentos da marca, é composto pela harmoniosa fusão entre o verde exuberante e a serenidade do cinza.
Dentro dessa proposta nacionalista, o design brasileiro é representado por jovens profissionais como Lucas Takaoka, Luan del Savio, Bruno Faucz e Mauricio Bonfim. Além disso, os arquitetos assinam a estante Trama, inspirada na trama das esteiras indígenas, e a luminária Rio, que remete às curvas do Rio Amazonas cortando a floresta.
Na parede da cozinha, uma coletânea de imagens assinadas por fotógrafos como Jeferson Rodrigues, Luana Melissa Vieira e Giovane Mendonça, entre outros, destaca a beleza da rotina de uma parte da região Norte.