sexta-feira, 19 abril, 2024
sexta-feira, 19 abril, 2024

Amazonas recebe da Alemanha equipamentos para o combate à Covid-19

Em

O Amazonas recebeu 80 ventiladores pulmonares e acessórios hospitalares doados pelo Governo da Alemanha, neste sábado (27/03). Esses equipamentos não invasivos vão reforçar o atendimento de pacientes diagnosticados com a Covid-19, nas unidades de saúde do Amazonas.

O titular da embaixada da Alemanha em Brasília, Heiko Thoms, realizou a entrega dos equipamentos ao Governo do Estado.

Ao agradecer a ajuda do governo alemão, Wilson Lima explicou como os aparelhos serão utilizados. “Esses equipamentos serão distribuídos na nossa rede. Será importante para reforçar o atendimento a pacientes que ainda precisam desse suporte do Estado, mas também para atender aqueles nossos irmãos de outros estados, principalmente de Rondônia, Roraima e Acre que, nesse momento, passam por uma situação complicada”, disse o governador.

A doação atende ao pedido de ajuda do Governo do Amazonas, feito por meio de uma carta aberta endereçada à comunidade internacional, em janeiro deste ano. Os equipamentos serão usados nas unidades que funcionam como porta de entrada, em enfermarias e ambulatórios. Eles não substituem os ventiladores pulmonares de Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Os equipamentos chegaram ao Brasil trazidos por uma aeronave da força aérea alemã e desembarcaram no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus.

“O Amazonas, assim como o Brasil, é um parceiro estratégico para a Alemanha. Nós temos uma cooperação muito profunda com o Brasil, temos uma cooperação com o Estado do Amazonas. Nós sabemos que essa pandemia é um fenômeno global e ninguém está seguro até que todos estejam seguros. Nós precisamos nos ajudar nessa situação”, disse o embaixador.

Segundo Heiko Thoms, a Alemanha participa ativamente da cooperação internacional para o enfrentamento da pandemia através do envio de doações humanitárias, recebendo e tratando pacientes de países vizinhos e, recentemente, com a doação de mais de 1,2 bilhão de euros para o OMS/COVAX – programa do qual o Brasil já recebeu as primeiras vacinas.

A doação foi intermediada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores, instituição que tem contribuído para o recebimento de doações vindas de outros países para o enfrentamento à pandemia de Covid-19 no estado.

A ministra Maria Deize Camilo Jorge, chefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores (MRE) na região Norte, foi enviada pelo Itamarati para acompanhar o desembarque dos equipamentos.

Doações

O reforço na estrutura da rede de assistência é resultado de investimentos do Governo do Amazonas, com apoio do Governo Federal, e de doações. Desde o início da pandemia, são mais de 262 milhões de itens ofertados ao estado em apoio ao enfrentamento da Covid-19, incluindo equipamentos, insumos, EPIs, álcool em gel, testes para detecção do vírus, oxigênio, entre outros.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.