domingo, 26 maio, 2024
domingo, 26 maio, 2024

Amazonas sedia a 5ª Conferência Regional Norte de Ciência, Tecnologia e Inovação

Em

O Amazonas sediará a Conferência Regional Norte de Ciência, Tecnologia e Inovação nos próximos dias 18 e 19 de abril. O maior encontro do setor de CT&I ocorrerá no auditório da academia STEM da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA), localizada na Avenida Darcy Vargas, bairro Chapada, zona centro-sul de Manaus. As inscrições podem ser realizadas pelo link: https://lets.4.events/conferencia-de-ct&i-da-regiao-norte-C23910E9. A solenidade de abertura contará com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, do governador do Amazonas, Wilson Lima, e demais governadores dos outros seis estados da região Norte.

O evento é gratuito e reunirá a sociedade civil, empresários e agentes públicos para discutir e estabelecer as políticas públicas que deverão ser prioridades para a região Norte nos próximos dez anos, marcando um impulso para o desenvolvimento científico e tecnológico em todo o Brasil.

De acordo com o titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa, as Conferências de CT&I, suspensas há 14 anos, representam um marco para este ano e discutirão um plano setorial para 2025 a 2035.

Foto: Divulgação/ Sedecti 

“As últimas conferências municipais, estaduais, regionais e nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação ocorreram em 2010. De lá para cá, foram 14 anos sem discussões sobre CT&I. O presidente Lula, no ano passado, convocou a Conferência Nacional de CT&I, que obviamente é o grande momento que consolida as propostas para a nova política de CT&I, do que ocorreu em todos os estados. Nós temos a presença confirmada de todos os governadores da região Norte e da ministra Luciana Santos”, revela Corrêa.

As decisões tomadas durante a conferência regional serão encaminhadas para a etapa nacional, a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que acontecerá de 04 a 06 de junho, no Espaço Brasil 21, em Brasília (DF).

O painel de abertura do evento terá como tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido” e será dividido em quatro eixos temáticos: I – Recuperação, expansão e consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; II – Reindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas; III – Ciência, tecnologia e inovação para programas e projetos estratégicos nacionais; e IV – Ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social.

Foto: Divulgação/ Sedecti 

Conferência estadual

Em março deste ano, após dois dias de debates, a 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (CT&I) formulou propostas de políticas públicas que serão apresentadas na conferência regional. O evento foi promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Sedecti.

Compartilhar
Tags

Mais lidas

Recentes

Veja Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.